1
resposta

[Dúvida] Erro ao carregar Planilha Google no PowerBI

Ao inserir o link ele me retornou este erro que anexei aqui,

Realizo o curso pela Alura empresarial, onde trabalho não tem acesso ao planilha google, tem alguma outra forma sendo arquivo xls para importação?

Erro que aparece para mim

1 resposta

Olá, Lucas! Como vai?

Realmente pode existir essa limitação de importação de planilhas do Google em um ambiente empresarial, mas tem uma solução para isso e vou mostrar como eu fiz.

Ao acessar a url da planilha no navegador, repare que os dados são exibidos na página. Selecione as informações e use o atalho Ctrl + C para copiar a tabela. Dessa maneira:

Tabela exibindo produtos para animais de estimação para gatos e filhotes, incluindo alimentos, brinquedos e acessórios, com preços e URLs de imagem listados.

Agora abra o Excel, clique com o botão direito do mouse na célula A1 (a primeira célula da planilha) e selecione a segunda opção de colagem. Assim:

Captura de tela do Microsoft Excel mostrando a guia Home com o suspensão das opções de pasta destacado.

Nesse momento, você pode perceber que os dados colados podem ficar alocados de maneira que a primeira coluna fique vazia. Caso isso aconteça: basta selecionar, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Recortar (Cut no inglês). Por fim, cole o conteúdo a partir da célula A1 e, para uma melhor visualização, aumente a largura das células. Observe:

Captura de tela de uma planilha do Excel exibindo detalhes do produto, incluindo IDs, nomes, categorias, marcas, preços e URLs de imagem.

Agora os dados estão prontos para serem salvos, vá na guia Arquivo > Salvar como > Este computador > Escolha uma pasta para salvar > Dê um nome para o arquivo > E no tipo de arquivo você pode salvar como Pasta de trabalho do Excel.

Dessa forma será possível importar os dados como você imaginou! Por via das dúvidas, vou disponibilizar o arquivo .xlsx que obtive como resultado desse passo a passo, caso o queira de imediato:

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado