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[Dúvida] Equação para definir a Velocidade da Raquete Oponente

Dentro do projeto onde desenvolvemos o Pong em JavaScript, existe uma equação que define a velocidade da raquete oponente. Não fui capaz de compreender qual a lógica da equação e sua consequência no programa. A equação se encontra dentro de uma função:

function movimentaRaqueteOponente() { velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente; }

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Opa Nataniarro, tudo certo?

Poderia por gentileza compartilhar mais informações sobre a sua dúvida? Qual parte do código está em dúvida? Dessa forma poderei te auxiliar de forma mais assertiva

Na plataforma temos o seguinte, Alura+ Lógica por trás da velocidade da raquete que explica a lógica por trás desse cálculo. Além disso, recomendo o seguinte tópico onde a Monitora Larissa discorre sobre o assunto:

Se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, estou à disposição, conte comigo!

Tenha um bom dia e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Oi, Nataniarro

  • Primeiro o curso teve uma péssima escolha no nome de variável
//variável raquete
let raqueteComprimento = 10; // o correto é raqueteLargura
  • A "velocidade" é, na verdade, o quanto temos de alterar a posição de y raquete do oponente para alcançar o y da bolinha

Cenário no início do Jogo:

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  • Diferença das posições "y". Tocando no início da raquete

deslocamentoYRaqueteOponente = yBolinha - yRaqueteOponente;
yRaqueteOponente += deslocamentoYRaqueteOponente;
/* 
    Estando a Bolinha (30,200) e RaqueteOponente (585,155)
    Cálculo para iguala os Y
    deslocamentoYRaqueteOponente = 200 - 155;
    deslocamentoYRaqueteOponente = 45;
    yRaqueteOponente += 45;

    O yRaqueteOponente será 200, o mesmo da yBolinha
    
    Então quando a Bolinha se move, nós tiramos a diferença para
deslocar a RaqueteOponente e ficar sempre alinhado
o Y da Bolinha com o Y da RaqueteOponente	
*/

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  • Diferença das posições "y" mais a metade da altura. Tocando no meio da raquete
"deslocamentoYRaqueteOponente = yBolinha - (yRaqueteOponente + raqueteAltura/2)"

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  • Diferença das posições "y" mais a altura. Tocando no fim da raquete
"deslocamentoYRaqueteOponente = yBolinha - (yRaqueteOponente + raqueteAltura)"

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Excelente explicação Luis

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