Posso estar tremendamente enganado mas, caso por opção, eu queira usar em meu código somente identificação para tags com o div, sem usar h1, h2, etc, é considerado uma má pratica de programação?
Posso estar tremendamente enganado mas, caso por opção, eu queira usar em meu código somente identificação para tags com o div, sem usar h1, h2, etc, é considerado uma má pratica de programação?
Sim, pois a tag div não possui valor semântico, ou seja, ela não significa nada, é utilizada apenas para facilitar a estilização. Utilizando apenas divs, o seu projeto fica díficil de dar manutenção, já que tudo é div, fica difícil identificar as coisas para alterar. Além disso, o Google leva em consideração a semântica do seu código na hora de rankear seu site na busca orgânica, ou seja, se você utilizar apenas divs, provavelmente não tera uma boa colocação nas páginas de busca. "AAA Matheus, mas estou começando agora a programar, será que eu devo me preocupar com isso agora ?". Realmente alguns detalhes sobre semântica neste início de aprendizado vão ficar para trás, mas é importante saber que isto existe, e que já é bom ir se acostumando, e tentar deixar o mais semântico possível.
"...fica dificil identificar as coisas" mesmo se a div possuir uma classe que já está relacionada a um css? E como saber o momento certo de usar uma tag com valor semântico? Já peço desculpas pelas perguntas.
Por exemplo, você vai implementar mais coisas no seu projeto, e para isso quer colocar mais alguns conteúdos, mas quando olha o seu HTML, é tudo div, ai você tem que ficar analisando qual dessas divs é o container onde você quer colocar este novo conteúdo, e isso leva um pouco de tempo. Se já está tudo com as tags corretas, é mais fácil de identificar onde está cada coisa. A segunda pergunta não sei se entendi, mas o momento certo de usar a tag com valor semântico seria sempre kkkkk. Como eu disse, se você está no começo, talvez isso não seja uma preocupação agora, mas é importante já saber que isto existe, e que faz uma grande diferença na qualidade do código, portante seria legal já ir se adaptando. Se você está se referindo por exemplo: Quando eu sei que uso strong ou a tag b, se pergunte: Esta palavra ou frase que eu quero deixar destacada, é só por uma questão visual, ou realmente eu quero deixar explícito que este conteúdo tem uma grande importância no meu site. Se for só visual, eu diria para você colocar a tag b, ou uma tag span, e fazer isto no css, e caso seja a segunda opção, a tag strong.
Há outra questão também, por exemplo, em um projeto em uma empresa, geralmente há uma pessoa só responsável pelo layout do projeto, e esta pessoa define se um determinado texto que está diferente dos outros, é um subtítulo, ou é apenas uma questão visual, ou se aquele texto tem grande relevância para o site, e ai você como programador define de que forma este texto será feito.
Qualquer coisa comenta aqui se ficou com alguma dúvida
Oi Vitor, embora seja importante usar as marcações h1, h2 .... Também já li que não aconselhável usar tantas várias em sequência, por exemplo, usar a h1, que é fundamenta, mas só usar uma vez por página, mas depois usar h2 e depois h3 e h6 e depois a h4 depois volta e usa a h2 e depois a h6. O importante é seguir uma lógica nessa marcação. Se buscar mudar questões estéticas, o melhor é usar o próprio css para isso.