Qual desses frameworks valem mais a pena hoje aprender?
Laravel ou CodeIgniter?
Qual desses frameworks valem mais a pena hoje aprender?
Laravel ou CodeIgniter?
Oi Vitor, tudo bem ?
Cada um tem uma particularidade e uma forma de trabalhar.
Eu mesmo falaria para você usar o Symfony, pois a forma de ele trabalhar com as coisas é bem elegante e você sair dele e aprender outra framework web é bem simples, por exemplo partir para o mundo java usando Spring.
Mas eu olharia as vagas na sua região e veria o que a galera tá mais usando por ai.
De fato o que o Matheus disse em seu segundo comentário vale muito mais do que qualquer outra coisa, veja o que sua região e o que o mercado pede, tenha em mente que dificilmente vc vai ditar o que sua empresa vai usar, e sim vc vai ser contratado para dar suporte em algo existente.
Pessoalmente, Codeigniter é simples, rápido, e supre minhas necessidades.
Estou aprendendo Laravel, mas a impressão que tenho é que ele é um framework feito por Programadores PARA programadores, é muito mais fácil você enxergar o CodeIgniter indo para produção do que o Laravel.
Explicar para seu chefe pq Laravel é melhor (técnicamente) do que o CodeIgniter é muito complicado, principalmente pelo fator Curva de conhecimento. Laravel não é um framework que qualquer um aprende do dia pra noite... CodeIgniter vc aprende em 4 horas e sai fazendo horrores.
Não tem resposta certa para sua pergunta.
Experiência própria:
Tenho diversos projetos pessoais no CodeIgniter, e por mais que ele ta meio estagnado na versão 3 por um bom tempo, ele é um framework Sólido para aplicações de pequeno e médio porte, ele segura o tranco em aplicações de complexidade alta, mas requer um certo nível de customização.
Estou tentando migrar um projeto CodeIgniter para Laravel por motivos tecnicos e de utilização de tecnologias recentes, sinceramente me preocupa quando faço o download do Laravel e ele me traz 200mb de arquivo, sendo que na minha empresa um ERP desenvolvido do zero em cima de um Framework próprio não ocupa mais de 80mb.
Resumidamente eu diria:
CodeIgniter = Rápido para estudar e desenvolver e instalar em hospedagens, VPS, clouds e afins, flexível e não te prende ao padrão dele.
Laravel = Rápido para desenvolver, complexo para instalar em hospedagens e clouds compartilhados, ele é expansível (não digo flexível pq tem muita coisa que ele te força a usar o padrão dele, isso de certa forma é bom, padroniza código e evita besteira por programadores não tão experientes), mas lembre-se que a curva de aprendizado é bem maior, sugiro que além dos cursos da alura, assista o curso do Laracasts (site oficial de cursos do Laravel) onde tem uma coleção do Laravel 5.4 do básico ao avançado, em ingles técnico, que é fácil de acompanhar. Eu mesmo estou assistindo pela 3 vez o curso para relembrar algumas coisas.
Valeu Pessoal. Obrigado pelas dicas.