Qual desses frameworks valem mais a pena hoje aprender?
Laravel ou CodeIgniter?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Qual desses frameworks valem mais a pena hoje aprender?
Laravel ou CodeIgniter?
Oi Vitor, tudo bem ?
Cada um tem uma particularidade e uma forma de trabalhar.
Eu mesmo falaria para você usar o Symfony, pois a forma de ele trabalhar com as coisas é bem elegante e você sair dele e aprender outra framework web é bem simples, por exemplo partir para o mundo java usando Spring.
Mas eu olharia as vagas na sua região e veria o que a galera tá mais usando por ai.
De fato o que o Matheus disse em seu segundo comentário vale muito mais do que qualquer outra coisa, veja o que sua região e o que o mercado pede, tenha em mente que dificilmente vc vai ditar o que sua empresa vai usar, e sim vc vai ser contratado para dar suporte em algo existente.
Pessoalmente, Codeigniter é simples, rápido, e supre minhas necessidades.
Estou aprendendo Laravel, mas a impressão que tenho é que ele é um framework feito por Programadores PARA programadores, é muito mais fácil você enxergar o CodeIgniter indo para produção do que o Laravel.
Explicar para seu chefe pq Laravel é melhor (técnicamente) do que o CodeIgniter é muito complicado, principalmente pelo fator Curva de conhecimento. Laravel não é um framework que qualquer um aprende do dia pra noite... CodeIgniter vc aprende em 4 horas e sai fazendo horrores.
Não tem resposta certa para sua pergunta.
Experiência própria:
Tenho diversos projetos pessoais no CodeIgniter, e por mais que ele ta meio estagnado na versão 3 por um bom tempo, ele é um framework Sólido para aplicações de pequeno e médio porte, ele segura o tranco em aplicações de complexidade alta, mas requer um certo nível de customização.
Estou tentando migrar um projeto CodeIgniter para Laravel por motivos tecnicos e de utilização de tecnologias recentes, sinceramente me preocupa quando faço o download do Laravel e ele me traz 200mb de arquivo, sendo que na minha empresa um ERP desenvolvido do zero em cima de um Framework próprio não ocupa mais de 80mb.
Resumidamente eu diria:
CodeIgniter = Rápido para estudar e desenvolver e instalar em hospedagens, VPS, clouds e afins, flexível e não te prende ao padrão dele.
Laravel = Rápido para desenvolver, complexo para instalar em hospedagens e clouds compartilhados, ele é expansível (não digo flexível pq tem muita coisa que ele te força a usar o padrão dele, isso de certa forma é bom, padroniza código e evita besteira por programadores não tão experientes), mas lembre-se que a curva de aprendizado é bem maior, sugiro que além dos cursos da alura, assista o curso do Laracasts (site oficial de cursos do Laravel) onde tem uma coleção do Laravel 5.4 do básico ao avançado, em ingles técnico, que é fácil de acompanhar. Eu mesmo estou assistindo pela 3 vez o curso para relembrar algumas coisas.
Valeu Pessoal. Obrigado pelas dicas.