2
respostas

[Dúvida] Entidades fortes vs fracas e atributos

No final do curso, conforme definíamos os diferentes atributos, um dos pontos ficou bastante confuso pra mim. Durante a explicação, eu havia entendido que apenas entidades fortes poderiam ter chave primária. Nesse caso, como é possível que o "Livro" possua a chave primária Cod_livro?

2 respostas

Oi Gabriel, tudo bem?

A chave cod_livro é uma chave parcial. A chave identificadora da entidade Livro será composta pela concatenação da chave parcial cod_livro com a chave estrangeira cod_editora.

A entidade Livro não pode existir sem uma editora, porém teremos vários livros de uma mesma editora. Para manter a integridade dos dados, é importante que cada ocorrência de uma tabela seja identificada como única. Logo, é importante que cada livro seja identificado como único, e nesse momento entra a chave parcial para complementar a chave estrangeira.

Conforme você for avançando em seus estudos, os porquês dessas escolhas ficarão mais claros. Nessa fase do aprendizado de modelagem de dados, tudo ainda é bastante abstrato e conceitual.

Espero ter ajudado, Gabriel. Fico à disposição.

Forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Larissa,

Obrigado pela resposta, ajudou a entender o conteúdo.

A dúvida havia surgido, pois, quando o professor começou a explicação de que o Cod_cliente era uma chave primária da entidade Cliente (marcando a checkbox de Identificador e pintando a bolinha de preto), eu havia entendido que todas as "bolinhas" que seguissem este padrão seriam também chaves primárias. E como Livro não é uma entidade forte, pois justamente depende da existência de uma Editora, não fazia sendito Cod_livro também ser chave primária.

Acredito que foi apenas um erro de interpretação durante a explicação e a criação do esquema deste banco de dados.

Obrigado pelo auxílio.