Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Entidade fraca recebe chave estrangeira de outra entidade fraca?

Boa tarde a todos. Estou com uma duvida. Ainda estou nos primeiros cursos de modelagem de banco de dados, mas tinha feito outros cursos em outros lugares mas que eram muito superficiais.

De qualquer forma resolvi colocar os conhecimentos adquiridos ate o momento em prática tentando criar um banco de dados para o setor onde eu trabalho, uma vez que aqui ficamos dependentes de tabelas do Excel que não deixam de ser um sistema primitivo.

Durante o processo de modelagem do modelo conceitual do banco de dados, cheguei num impasse. Tenho duas entidades que seriam fracas, uma vez que ambas necessitam receber a chave estrangeira de outra entidade (forte). Porem, essas duas entidades fracas tambem se relacionam entre si e uma delas precisaria receber a chave estrangeira dessa outra entidade fraca.

Tentando ilustrar melhor a situação. Se fosse pensar num sistema de estocagem, no estoque a gente recebe material avulso e também recebe material (virtualmente) lacrado (o conceito de lacre aqui é apenas "lógico", ou seja, ele nao existe no mundo físico, apenas existe no sistema principal do trabalho).

Entao aqui a gente pode receber virtualmente o material "solto", ou o material dentro de um lacre "lógico". Ambas as numeracoes (identificador do material solto e o identificador desse "lacre lógico") sao encaminhadas para o nosso setor, para que recebamos pelo sistema. Então, aqui, o material solto e o "lacre lógico" (contendo outros materiais) sao "estocados" virtualmente aqui.

Nao sei se deu para entender. Tanto a entidade fraca "Material", quanto a entidade fraca "Lacre" estão necessariamente atreladas a entidade forte "Caso". Um caso pode ter varios materiais (soltos) e tambem pode ter varios lacres (logicos)... Ou nenhum dos dois (nao tem nem material, nem lacre).

Entao, pelo fato da entidade Material e a entidade Lacre estarem necessariamente vinculadas a um Caso (entidade forte), elas recebem a chave estrangeira. Porem, a entidade fraca Lacre, por conter Material (a outra entidade fraca), ela precisaria receber alguma chave estrangeira dessa entidade... E ela tb é fraca.

Isso é possível? Vou deixar uma imagem aqui pra ilustrar. Se puderem me ajudar, agradeço muito

1 resposta
solução!

Oii Talita, tudo bem contigo?

É possível, sim, que uma entidade fraca receba uma chave estrangeira de outra entidade fraca. No seu exemplo, a entidade fraca "Lacre" pode receber a chave estrangeira da entidade fraca "Material", desde que ambas estejam relacionadas com a entidade forte "Caso".

Você verá algo parecido no curso de modelagem de dados conceitual, quando Estoque recebe as chaves tanto de Livro quanto de Editora.

Conforme seus estudos avançarem, você verá que algumas entidades podem receber até três ou mais chaves e que, na aplicação do modelo físico normalizado (ou seja, organizado conforme as formas normais que garantem um bom funcionamento do banco), algumas dessas entidades serão apenas compostas por atributos identificadores. Alguns desses atributos "viajam" por algumas entidades e a relação pode não ser tão evidente, a princípio, mas está lá.

Ah, sua imagem não subiu no post. Se preferir, em outro momento, recomendo que use a plataforma imgur.com para compartilhar imagens aqui no fórum. É mais garantido que dê certo!

Abraços, Talita. Fico à disposição.