Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Entidade associativa

A pesar de meus estudos, ainda não pude compreender bem do que exatamente se trata uma eentidade associativa e quando devemos utilizalas. Será que poderiam me exclarecer? Se houver algum conteúdo que explique de forma simples eu também agradeceria.

1 resposta
solução!

Oi, Nicole, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Sempre que estamos estudando algo novo algumas dificuldades e dúvidas podem surgir e conte sempre com o fórum para te ajudar!

Com relação a sua dúvida, uma entidade associativa, também conhecida como tabela de junção, é usada em um banco de dados relacional para resolver um relacionamento muitos-para-muitos (M:N) entre duas entidades.

Por exemplo, imagine um evento em que temos duas entidades: Estudantes e Cursos. Um estudante pode estar matriculado em vários cursos e um curso pode ter vários estudantes. Para resolver isso, criamos uma entidade associativa chamada Matrícula. Essa entidade associativa terá o ID do estudante e o ID do curso como atributos, representando que um determinado estudante está matriculado em um determinado curso.

A entidade associativa é utilizada quando um relacionamento muitos-para-muitos precisa ser resolvido. Ela permite que você mantenha a integridade referencial em seu banco de dados e evite a duplicação de dados.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o que é uma entidade associativa e quando ela deve ser utilizada. Lembre-se, a prática é uma grande aliada para o entendimento desses conceitos mais abstratos.

Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software