Olá, Leandro! Tudo bem?
Realmente, a avaliação tradicional pode não ser suficiente para avaliar todo o aprendizado adquirido em atividades laboratoriais guiadas por roteiros.
Uma alternativa interessante seria utilizar uma avaliação formativa, que consiste em avaliar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo do curso, em vez de apenas avaliar o resultado final. Dessa forma, é possível identificar as dificuldades dos alunos e trabalhar nelas ao longo do curso, em vez de apenas corrigi-las na avaliação final.
Outra possibilidade seria utilizar a avaliação por competências, que avalia as habilidades e competências adquiridas pelos alunos ao longo do curso. Essa avaliação pode ser feita por meio de atividades práticas, projetos, apresentações, entre outras formas que permitam avaliar as habilidades adquiridas pelos alunos.
Por fim, é importante lembrar que a avaliação deve ser coerente com os objetivos de aprendizagem do curso e com as atividades realizadas em sala de aula. É preciso pensar em uma avaliação que seja justa e que permita avaliar todo o aprendizado adquirido pelos alunos.
É realmente um desafio e nossas experiências vão contribuindo para entendermos como podemos aplicar essas avaliações. Uma recomendação é pegar palavras-chaves e buscar por exemplos.
Bons estudos!
Leandro, se essa resposta te ajudou, por favor,
marcar como solucionado ✓. Bons estudos!