Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] enp0s3 não extrai IP por DHCPv4

Boa noite! Não estou conseguindo pegar o IP da minha Máquina Virtual para a configuração do acesso remoto via SSH. Poderiam me ajudar?

O print que aparece é:DHCPv4 tentando puxar IP continuamente . Nesse caso, o enp0s3 fica pedindo IP de forma infinita. Já fiz a troca das placas de rede em modo bridge no VirtualBox mas nada disso resolveu. Sabem como proceder?

1 resposta
solução!

Olá, Lucas!

Vamos tentar resolver esse problema de IP na sua VM.

1. Verifique as Configurações de Rede no VirtualBox:

• Certifique-se de que a placa de rede da sua VM está configurada como "Placa em modo Bridge" e que está selecionando a interface de rede correta do seu host.
  2. Reinicie o Serviço de Rede na VM:

• Acesse o terminal da VM e reinicie o serviço de rede com o comando:
      sudo systemctl restart networking

3. Verifique o DHCP Client:

• Verifique se o cliente DHCP está instalado e funcionando corretamente. Tente reinstalar ou reconfigurar com:
      sudo dhclient -v enp0s3

4. Verifique o Firewall:

• Certifique-se de que o firewall do seu host ou da VM não está bloqueando as requisições DHCP.
  5. Logs de Sistema:

• Verifique os logs de sistema para mensagens de erro relacionadas à rede:
      sudo journalctl -xe

6. Teste com IP Estático:

• Se o DHCP não funcionar, configure um IP estático temporariamente para testar a conectividade.

Se após essas etapas o problema persistir, pode ser necessário revisar as configurações de rede do seu host ou consultar a documentação do VirtualBox para solucionar problemas específicos de rede.

Bons estudos!