OLá !!! Não estou obtendo o enderço ip, o que devo fazer?
Segue a tela abaixo:

Obrigada!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
OLá !!! Não estou obtendo o enderço ip, o que devo fazer?
Segue a tela abaixo:

Obrigada!
Oii, Luzenilda!
Vendo a imagem que você enviou, percebo que a interface enp0s3 está com o estado UP, mas realmente não aparece a linha que começa com inet, que é onde deveria estar o seu endereço IP. Isso acontece porque, embora a placa esteja "ligada", ela não conseguiu obter um endereço do seu roteador (servidor DHCP).
Os passos para você solucionar esse problema:
Como você alterou para Modo Bridge, a sua máquina virtual agora tenta se comportar como um dispositivo real na sua rede física.
Às vezes, o Linux demora para pedir o endereço ou desiste após algumas tentativas. Você pode forçar esse pedido digitando o seguinte comando no terminal da sua VM:
sudo dhclient enp0s3
O comando
dhclientserve para bater na porta do seu roteador e pedir: "Ei, me dá um endereço IP, por favor?".
Se o comando acima não funcionar, tente reiniciar o gerenciamento de rede do sistema:
sudo systemctl restart networking
(Ou, se estiver usando uma versão que utiliza o NetworkManager: sudo systemctl restart NetworkManager).
Se você estiver usando Wi-Fi no seu computador hospedeiro (Windows), certifique-se de que, nas configurações de Modo Bridge do VirtualBox, você selecionou o adaptador de Wireless/Wi-Fi e não o de cabo (Ethernet/Controller). Se o adaptador errado estiver selecionado, a "ponte" não terá por onde passar os dados.
Após realizar esses passos, digite novamente:ip address
Procure pela linha que diz algo como inet 192.168.x.x. Assim que esse número aparecer, você conseguirá seguir com o seu acesso via SSH pelo CMD do Windows.