Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida em relação aos principais conceitos

Olá, pessoal, boa tarde.

Eu ainda estou em dúvida em relação aos conceitos de classe, objeto e instância.

Alguém pode me ajudar? Explicar de forma bem infantil mesmo =).

Obrigado.

2 respostas
solução!

Olá,

A relação entre Classe e Objeto é que a classe é como um molde para a criação de um objeto. Como um molde, ela possui uma especificação que determina quais caracteristicas os objetos que serão criados a partir dela terão, por exemplo, uma classe Carro:

class Carro
{
    string Cor;
    string Marca;
    string Modelo;
}

O que foi definido acima é o que um carro pode ter, mas não é um carro propriamente dito, é só uma definição.

Para criar um carro no código e utiliza-lo, precisamos instancia-lo. Instanciar significa criar um novo objeto a partir de uma Classe.

Carro gol = new Carro();  //Aqui estou instanciando um novo objeto chamado "gol" a partir da classe Carro.
gol.Cor = "branco";
gol.Marca = "Volks";
gol.Modelo = "Gol 1.0";

Agora que o objeto gol foi criado e suas propriedades foram definidas, ele pode ser utilizado no código.

Espero ter ajudado. Abraço!

Vinícius,

Muito obrigado pela sua ajuda =). Até anotei no meu caderno hahaha ficou bem explicadinho.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software