Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida em relação aos Frameworks MVC para PHP

Olá!

Atualmente ainda não trabalho com desenvolvimento web PHP, mas tenho estudado bastante aqui na Alura, e pesquisado bastante a respeito dos frameworks da linguagem. Já experimentei com o Laravel e o CodeIgniter 4.

Sei que o CodeIgniter já não é mais tão usado quanto antigamente, e que a tendência do mercado hoje é o Laravel, porém não tenho me adaptado muito bem a ele. Ele tem mudado muito rápido, e tem muitos componentes extras que vem por padrão no framework que acabam "exigindo" que você aprenda muitas outras coisas. Acho que coisas demais!

Hoje no Laravel 8 por exemplo, já tiveram mudanças bruscas utilizando Tailwind no lugar do Bootstrap por padrão, e a autenticação está usando o Laravel Livewire que roda em cima do Laravel JetSTream ou Inertia JS. Em resumo, é bastante coisa! Outros frameworks já adotam soluções mais simples e menos "sobrecarregadas".

Dito tudo isso, minha pergunta é a seguinte: Hoje no desenvolvimento em Web/PHP. Levando em consideração não só o que as empresas pedem, mas o que as pessoas tem usado nos freelances. Se especializar em um Framework é algo tido como obrigatório? Ou é comum implementar sua própria solução MVC. E se os frameworks forem o melhor caminho, ainda vale a pena investir no CodeIgniter ou algum outro que não seja o Laravel?

Foi mal pela bíblia em forma de pergunta haha, gostaria muito de saber a opinião de alguém que já tenha experiência

Agradeço desde já!

1 resposta
solução!

Oi Murilo,

Se você trabalha profissionalmente com PHP ou qualquer outra linguagem terá que saber um pouco sobre os frameworks dessa linguagem e saber muito sobre algum framework em específico. Frameworks possuem bastantes coisas por que uma aplicação web profissional requer bastante coisa, não tem como fugir. Para adotar sua própria solução teria que ser uma aplicação muito, mais muito simples e ainda assim o risco de ter falhas de segurança, entre coisas outras é enorme, isso só serve para projetos de cunho didáticos para aprender como as coisas funcionam.

Quando você fala em frameworks mais simples talvez se refira aos microframeworks. Eles diferem de frameworks fullstack por terem somente o básico para você rodar uma aplicação(sistema de rotas, container de serviço e talvez um template engine) e a medida que for precisando de mais componentes vai adicionando. Dois microframeworks que eu acho bem legais e modularizaveis são o mezzio e o slim, porém aqui no Brasil a maior adoção é realmente o Laravel para jobs.