Olá!
Atualmente ainda não trabalho com desenvolvimento web PHP, mas tenho estudado bastante aqui na Alura, e pesquisado bastante a respeito dos frameworks da linguagem. Já experimentei com o Laravel e o CodeIgniter 4.
Sei que o CodeIgniter já não é mais tão usado quanto antigamente, e que a tendência do mercado hoje é o Laravel, porém não tenho me adaptado muito bem a ele. Ele tem mudado muito rápido, e tem muitos componentes extras que vem por padrão no framework que acabam "exigindo" que você aprenda muitas outras coisas. Acho que coisas demais!
Hoje no Laravel 8 por exemplo, já tiveram mudanças bruscas utilizando Tailwind no lugar do Bootstrap por padrão, e a autenticação está usando o Laravel Livewire que roda em cima do Laravel JetSTream ou Inertia JS. Em resumo, é bastante coisa! Outros frameworks já adotam soluções mais simples e menos "sobrecarregadas".
Dito tudo isso, minha pergunta é a seguinte: Hoje no desenvolvimento em Web/PHP. Levando em consideração não só o que as empresas pedem, mas o que as pessoas tem usado nos freelances. Se especializar em um Framework é algo tido como obrigatório? Ou é comum implementar sua própria solução MVC. E se os frameworks forem o melhor caminho, ainda vale a pena investir no CodeIgniter ou algum outro que não seja o Laravel?
Foi mal pela bíblia em forma de pergunta haha, gostaria muito de saber a opinião de alguém que já tenha experiência
Agradeço desde já!