Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida em relação ao return uso da /

Vi que no return "forward:/listaEmpresas.jps" ou return "forward:listaEmpresas.jps" funciona das 2x formas.

Essa / para jsp é necessário quando realizamos um RequestDispatcher, qual da forma correta de usar?

1 resposta
solução!

Olá Eder, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

A barra (/) no início do caminho do JSP é usada para indicar se o caminho do JSP deve ser tratado como absoluto ou relativo, podemos fazer a seguinte analogia com o mundo real, onde, uma pessoa está em uma determinada cidade e deseja chegar a um endereço, temos duas formas de passar o endereço para ela:

  • Caminho absoluto: Passamos o endereço completo, desde a raiz até o destino. Por exemplo, "123, Rua Principal, Bairro Central, Cidade X". Aqui, não importa de onde a pessoa esteja partindo na cidade, sempre fornecemos para ela o caminho completo para chegar ao destino.
  • Caminho relativo: Nesse caso, fornecemos um caminho baseado na sua posição atual. Por exemplo, "Vire à direita na segunda esquina e siga em frente por duas quadras". Aqui, passamos a partir de um ponto de referência atual da pessoa e fornecemos instruções para chegar ao destino com base nesse ponto.

A mesma ideia se aplica ao caminho de um JSP em uma aplicação web, ao usar a barra (/) no início do caminho do JSP, estamos especificando um caminho absoluto, fornecemos o caminho completo para o JSP a partir da raiz do site ou aplicação. Por exemplo, "/pasta1/pasta2/meuJSP.jsp". Isso indica ao servidor da aplicação que o JSP está localizado na pasta1, dentro da pasta2, a partir da raiz do site.

Quando não se usa a barra, está indicando um caminho relativo, fornecendo um caminho com base na localização atual do código que está sendo executado. Por exemplo, "meuJSP.jsp". Aqui, indicamos ao servidor da aplicação que o JSP está localizado no mesmo diretório do código atual.

Assim, no código da aula, podemos fornecer um caminho relativo ou absoluto, para o arquivo listaEmpresas.jps, pois, a execução do código do arquivo alteraEmpresa.java ocorre na raiz da aplicação e o arquivo listaEmpresas.jps foi criado na raiz da aplicação, sendo encontrado fornecendo ou não a barra (/).

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software