1
resposta

Dúvida em relação a pergunta: Marque a alternativa verdadeira sobre os atributos disabled e aria-disabled.

https://cursos.alura.com.br/course/angular-avancando-componentes-acessibilidade/task/82168

O atributo disabled não permite que o elemento ganhe foco pelo teclado, inclusive tornando-o indetectável por screen readers. Já o atributo aria-disabled serve para indicar que um elemento, por algum motivo específico, está desabilitado para screen readers, porém ainda acessível pelo teclado.

Sobre o que entendi, é que o aria-disabled permite que screen readers possam ler o botão e o estado dele.

Nesta alternativa acima foi indicada como a correta, porém não concordei por que na explicação do curso o aria-disabled é específico para focar em elemento que foi indicado como disabled, desta forma pra mim nenhuma das alternativas estariam corretas, mas o que chegou mais próximo em meu entendimento foi a alternativa "C".

O que o professor pode me esclarecer a respeito deste posicionamento?

1 resposta

Olá, Gerson! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua dúvida conosco. De fato, a questão em questão pode gerar confusão. No entanto, a alternativa indicada como correta está de acordo com o que é abordado no curso.

O atributo "disabled" impede que um elemento seja focado pelo teclado e, consequentemente, não é detectado por screen readers. Já o "aria-disabled" serve para indicar que um elemento está desabilitado para screen readers, mas ainda acessível pelo teclado.

Dessa forma, a alternativa correta é a que indica que o "aria-disabled" permite que screen readers possam ler o botão e o estado dele.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Se ainda tiver alguma pergunta, é só me perguntar!

Espero ter ajudado e bons estudos!