3
respostas

Duvida em relação a números

Olá, já lavou a mão hoje? álcool em gel tá do seu lado?

hahaha brincadeiras a parte.

Querendo ou não nosso background nos persegue, sou engenheiro, ou seja, gosto de números. Com relação a MVP:

Muito provavelmente a taxa de conversão não vai ser tão alta no início(primeiro MVP), você teria um exemplo da disparidade de uma versão para outra e para o produto final?Gostaria de entender mais do que é um valor aceitável e como calcular a expectativa de crescimento entre os MVP's.

Calma, ainda não terminei, "vem tranquilo, vem tranquilo"(Essa piada é para poucos).

Um número aceitável de se realizar o que quer que seja que a página esteja pedindo pode ser uma exigências do stakeholder?

Abraços soteropolitanos sem Corona, Léo

3 respostas

Oi Leonardo, tudo bem?

A conversão ser alta ou não é algo que precisa ser alinhado com a expectativa. Posso te dar um exemplo real.

Alguns alunos da Alura pediram uma nova funcionalidade: receber e-mails de dúvidas sobre os assuntos que estudaram para participar mais da comunidade e ajudar mais alunos. Está em beta, lá nas configurações do seu perfil, você pode ativar ou desativar.

Minha expectativa: Talvez 10 alunos cliquem ali em uma semana. Realidade: pouco mais de 50 alunos ativaram essa funcionalidade durante a primeira semana.

Pra minha expectativa, foi 5x o que eu esperava e continua crescendo, diariamente.

Depende muito to nicho, dor sendo resolvida, etc.

Acredito que sim, mas isso pode mudar de cenário para cenário.

Como complemento, recomendo ouvir o episódio de Product Discovery do Hipsters.tech, podcast da Caelum/Alura, que fala um pouco dessas questões: https://hipsters.tech/product-discovery-hipsters-188/

Então é o caso de negociar com o stakeholder?

E o caso de avaliar a expectativa, etc. Não é necessariamente uma negociação, mas pode acabar sendo. Depende do cenário.