1
resposta

Duvida em relação a Bolinha no modelo Relacional

Olá, gostaria que me ajudassem em relação a essa dúvida.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A bolinha referente a cardinalidade mínima no modelo Relacional tem causado certa confusão para mim. De acordo como foi mencionado no curso, o tridente representa N, apenas uma marcação representa 1, cardinalidade mínima total não tem representação, e cardinalidade mínima parcial é representada pela bolinha.

Seguindo o seguinte modelo ER do aeroporto:

Aqui podemos notar que:

• Aeroporto (0,1) - Trecho (1,N). O 0 está do lado do Aeroporto.
  • Aeroporto (0, n) - Modelo_Aeronave (0,N). O 0 está de ambos os lado.
  • Modelo_Aeronave (0,1) - Aeronave (1,N). O 0 está do lado de Modelo_Aeronave

Porém, ao analisarmos o modelo Relacional:

podemos notar:

Na relação Aeroporto (0,1) - Trecho (1,N) A bolinha está do lado de Trecho e não de Aeroporto.

Na relação Aeroporto (0, n) - Modelo_Aeronave (0,N) Apesar de os dois possuirem 0, não há Bolinha entre as duas no modelo Relacional.

Na relação Modelo_Aeronave (0,1) - Aeronave (1,N). Apesar de Modelo_Aeronave possuir 0 no modelo ER, aqui não ocorreu a ilustração da Bolinha.

Enfim, a dúvida se estende para todo o restante. Pontuei esses três para detalhar o meu ponto de dúvida. a Bolinha não deveria ficar ficar do lado da entidade que possui o 0? Ou eu entendi errado?

Por exemplo, revi o modelo que foi apresentado no curso da Livraria o qual abordarei abaixo.

Modelo ER da Livraria:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Modelo Relacional Livraria:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAqui podemos ver que a cardinalidade Livro (1,1) - Estoque (0,N) no modelo ER. E no modelo Relacional a bolinha foi colocada do lado de Estoque, que possuía o 0 de fato no modelo ER. Entretanto, todos os outros que não possuíam 0 não foram representados pela bolinha no modelo relacional.

Ao finalizar o curso com o modelo da Livraria apresentado, esse raciocínio fazia sentido para mim (onde a bolinha no modelo relacional fica do lado da entidade que possui o 0 no modelo ER), porém com o exercício do Aeroporto, essa lógica não se aplica. Ocorreu um erro no exercício do Aeroporto? Ou meu raciocínio está errado e entendi de forma equivocada?

Se alguém puder me ajudar, agradeço bastante.

1 resposta

Oii Pedro, como você está?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Sim, sua observação faz sentido. O pé de galinha com o círculo representa a cardinalidade de zero a muitos (0,n), enquanto o pé de galinha com uma barra representa um a muitos (1,n). Em algumas das tabelas do modelo físico do aeroporto, parece que temos uma relação duplicada, onde se vê uma linha mais grossa, quase borrada, e tanto a barra quanto o círculo junto ao pé de galinha.

Por questões como essa, esse curso foi regravado e possui uma versão atualizada e aprimorada. Vou deixar aqui o link caso você tenha interesse em dar uma olhada:

Agradeço por compartilhar seu raciocínio com o fórum!

Abraços.