1
resposta

[Dúvida] Em Redes Neurais Recorrentes(RNNs) como funciona o Backpropagation Through Time (BPTT) ?

Em Redes Neurais MLP(Multilayer Perceptron) o Backpropagation calcula os erros de cada unidade na camada oculta atual L, somando os erros de todas as unidades da camada seguinte L+1 multiplicando pelos pesos que fazem a conexão entre a unidade atual da camada oculta com as unidades da camada seguinte L+1 . Mais isso numa MLP. E nas MLPs não existe instantes de tempo, e não existem estados ocultos.

Porém eu sei que o Backpropagation Through Time (BPTT) de RNN é diferente, e que é bem mais complexo que o Backpropagation tradicional de uma MLP.

Por isso, eu fico um pouco confuso quando tempo usar o que eu sei sobre o algoritmo do Backpropagation tradicional de uma MLP para tentar entender como o Backpropagation Through Time (BPTT) de RNN funciona. Não consigo encontrar muitos pontos em comum pra ajudar eu a entender o BPTT.

Por exemplo, fazendo perguntas para o ChatGPT, eu tive a leve impressão de que, o Backpropagation Through Time (BPTT) usados nas RNNs poderia ser semelhante ao Backpropagation tradicional de uma MLP que usa treinamento FullBatch(pois ele faz uma acumulação de gradientes) e o Backpropagation Through Time (BPTT) parece fazer uma acumulação de gradientes também, só que para cada instante de tempo. Porém eu não consigo ter certeza.

Também, pelo que entendi, o Backpropagation Through Time (BPTT) só atualiza os pesos quando ele termina de processar o ultimo instante de tempo(ou seja, a ultima amostra) da sequencia.

Eu reescrevi com minhas palavras algumas coisas que o Chat GPT me falou abaixo:

Para atualizar os pesos das entradas, nós fazemos exatamente igual numa MLP tradicional, usando o gradiente do erro em relação a cada peso.

Porém, para atualizar os pesos de um estado oculto t nós precisamos levar em conta o gradiente acumulado de todos os instantes de tempo futuros: t+1, t+2 etc.... Isso por que, o erro total da rede é calculado no ultimo instante de tempo(ou seja, na ultima amostra), e então, ele é retropropagado para traz. Ou seja, esse processo começou no ultimo instante de tempo T e vai até o instante de tempo 1(o primeiro instante de tempo). E isso tudo significa que, para cada instante de tempo t, o gradiente do erro em relação ao estado oculto Ht depende não só do erro atual, mas também do erro propagado dos instantes futuros( t+1, t+2, etc...., T). O BPTT acumula gradientes ao longo do tempo, mas essa acumulação não é uma simples soma dos gradientes de cada instante. Em vez disso, os gradientes são propagados de forma recursiva, levando em conta a dependência temporal entre os estados ocultos. Isso é o que diferencia o BPTT de um backpropagation tradicional em uma MLP com fullbatch. Esse comportamento de considerar todos os instantes futuros ao calcular o gradiente se aplica tanto aos pesos associados ao estado oculto quanto aos pesos associados às entradas da rede. Então, o gradiente de W(dos pesos) acumula as contribuições ao longo de todos os instantes de tempo. Isso ocorre por que, os instantes seguintes(t+1, t+2, etc...) vão depender mesmo que indiretamente do instante atual t, por causa da recorrência dos estados ocultos explicada aqui.

ENTÂO: Quando chegamos ao último instante de tempo(na ultima amostra do dataset), o BPTT começa a ser aplicado do último instante de tempo até o primeiro instante de tempo, propagando os gradientes de volta no tempo. Durante essa propagação:

• Gradientes dos pesos das entradas(pesos W): São acumulados ao longo de todos os instantes de tempo.

• Gradientes dos pesos dos estados ocultos(pesos U): São calculados a cada passo de retropropagação e acumulados também ao longo do tempo.

E TAMBÈM, Após acumular os gradientes para todos os instantes de tempo, ocorre uma única atualização dos pesos:

• Os pesos das entradas(pesos W) e os pesos dos estados ocultos(pesos U) são atualizados simultaneamente, utilizando os gradientes acumulados ao longo de todos os instantes.

Porem eu ainda não sei de como o Backpropagation Through Time (BPTT) realmente funciona.

Algumas coisas que eu li nas respostas do modelo soaram um pouco confusas, e eu não tenho certeza se podem haver erros. Então não confio totalmente no que o modelo diz.

DUVIDAS:

• Como funciona o Backpropagation Through Time (BPTT) ?

• Qual o passo a passo que ele segue ?

• Será que as coisas que o ChatGPT disse faz sentido?

1 resposta

Oi William!

Novamente esse assunto é um pouco mais aprofundado e requer um tempo de estudo. Então, para te ajudar de forma mais assertiva, separei alguns artigos que recomendo fortemente a leitura. Eles estão em inglês, mas você pode usar recursos de tradução automática no navegador ou ferramentas que permitem o upload e tradução de arquivos PDF para facilitar o entendimento.

Espero ter ajudado!

Abraços e bons estudos!