Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Em qual roteador configurar o DNS?

Se eu tiver uma rede com mais de dois roteadores (exemplo em uma imagem que eu anexei onde gostaria de adicionar mais roteadores aumentando a rede), em qual deles eu devo configurar o DNS para o site que eu estou solicitando o acesso: no roteador ligado aos notebooks ou ao servidor DNS + Web? E porque a configuração deve ser feita dessa forma?

Como uma máquina doméstica (exemplo de fora do Packet Tracer) identifica o DNS do Google? Ele é configurado no meu roteador?

2 respostas
solução!

Lucas,

Não sei se entendi bem sua pergunta. Parece que tem vários questionamentos aninhados. Mas vou tentar responder o que entendi.

Você não vai configurar o roteador como servidor DNS, mas precisa indicar qual será esse servidor nas configurações do DHCP para que as máquinas clientes DHCP configurem automaticamente quem será o servidor DNS.

Você pode ter um servidor DNS na sua rede, ou utilizar algum outro servidor público (Google, Cloudflare etc). Apenas para acessar a internet, a segunda opção é mais rápida e prática, mas se você precisa administrar um domínio, ou precisará de servidores próprios (autoritativos) do seu domínio ou pagar um servidor DNS para fazer os apontamentos para seus serviços, página web, por exemplo.

Na maioria das vezes, na configuração de um roteador wireless doméstico, as informações de DNS já vem na configuração que seu provedor vai passar por DHCP para você, geralmente são os servidores DNS da estrutura dele. Mas pode acontecer de configurarem os DNS do Google. De qualquer modo, você mesmo pode escolher alterar os servidores DNS no seu roteador para os do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) se for do seu interesse.

Paulo, bom dia/boa tarde/noite.

Muito obrigado pela explicação, eram diversas dúvidas que tinha relacionadas a questão de DNS (como é configurado em máquinas domésticas, em uma rede pequena onde eu administraria ou uma de médio porte como estou desenvolvendo no Packet Tracer).

Sua resposta auxiliou no entendimento e foi totalmente de encontro com as explicações do curso DNS: entenda a resolução de nomes na internet onde pude entender melhor como funciona (provedor me passa o IP do DNS dele, ou eu configuro no meu roteador; em cenário corporativo posso ter meu DNS de cache ou em um cenário de empresa pequena consultar um DNS público configurando ele no roteador principal).

Novamente agradeço pelo apoio.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software