Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida em qual Lib usar

Fala galera, tudo bem?

Assistindo os vídeos até agora, me gerou uma dúvida muito grande de qual e porquê devo escolher uma determinada Lib para criar um gráfico.

Já fomos apresentados ao MatPlotLib, Seaborn e Pandas e todos podem criar gráficos.

Eu entendi que o MatPlotLib é um criador de nível mais baixo e os outros de nível maior. No sentindo que eles já apresentam certas facilidades, correto?

Mas quando devo optar por um ou por outro? Como foi falado, a Data Visualization é muito importante no Data Science.

Então estou meio perdido. Acredito que dirão que depende do que você quer, mas existe algum ponto de partida? Por exemplo, Pandas é melhor com X gráficos e Seaborn com Y, enquanto MatPlotLib é para criar algo mais fora do padrão...

Sei lá, algo assim...

Obrigado a todos pelas respostas em minhas outras dúvidas! =D

1 resposta
solução!

Olá Romeu, tudo bem!

Como você até já disse depende do que você quer, lembrando que quase sempre a Matplotlib está presente por trás dos panos já que as funções do pandas e o seaborn utilizam ela por trás.

As funções de plot do pandas vão ser mais úteis quando você quer gerar uma visualização mais simples e rápida, sem muita configuração ou preocupação com a beleza do gráfico, é basicamente um atalho para acessar rapidamente os principais tipos de gráficos diretamente do DataFrame ou Series.

Já o seaborn permite criar gráficos mais avançados mas sem que você precise se preocupar em configurar todos os detalhes, servindo como um facilitador para criar um gráfico sem saber todos os detalhes do Matplotlib, ajudando também a criar gráficos mais bonitos.

Por fim o Matplotlib vai permitir que você configure completamente todos os detalhes do seu gráfico, resultando em uma grande liberdade de configuração mas também em uma maior complexidade do código.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!