1
resposta

[Dúvida] Em quais projetos devemos criar personas

Em projetos destinados à usuários distantes do UX Designer ou em projetos cujos usuários são numerosos (essa parte faz sentido?), é necessário a criação de uma proto persona, e mais tarde após pesquisas e entrevistas, a persona. Tenho duas situações para exemplificar

  • Aplicativo de segurança em compras online (minha persona está em todo lugar: qualquer um que faz compras online)

  • Aplicativo de estudos para vestibulandos (como estudante do EM, convivo com vestibulandos todos os dias e SOU uma, mas meu colégio é enorme e tem muitos alunos, então eu deveria criar uma persona, certo?)

1 resposta

Olá, Aline. Tudo bem com você?

A criação de personas é uma prática muito útil em projetos de UX, pois nos ajuda a entender melhor o perfil e as necessidades dos usuários. Em relação às suas situações, vamos analisar:

No caso do aplicativo de segurança em compras online, você mencionou que sua persona está em todo lugar, ou seja, qualquer pessoa que faz compras online. Nesse caso, criar uma persona pode ser um pouco mais difícil, já que o público é muito amplo e diversificado. No entanto, você pode tentar identificar alguns padrões de comportamento ou características comuns entre os usuários, como faixa etária, preferências de pagamento, entre outros. Essas informações podem ajudar a direcionar o design e a experiência do usuário do aplicativo.

Já no caso do aplicativo de estudos para vestibulandos, criar uma persona pode ser mais relevante. Apesar de haver muitos alunos em seu colégio, cada um pode ter suas particularidades e necessidades específicas. Ao criar uma persona, você pode identificar as principais características e objetivos dos vestibulandos, como idade, área de interesse, dificuldades enfrentadas, entre outros. Essas informações podem ser muito úteis para desenvolver um aplicativo que atenda às necessidades desse público-alvo específico.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software