Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida em Performance

Não entendi por que é mais performático que a normalização seja feita no Power Bi, já que se fizermos no banco, o processo de normalização não precisaria ser feito para todos os painéis e por todos que precisassem utilizar aqueles dados (por exemplo, se um time utilizar os dados, seria bem melhor se todos já usufruíssem deles normalizados, em vez de haver retrabalho)

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Oii, Livia! Tudo bom?

Sua observação é super válida!

Optar por manter os dados desnormalizados no banco de dados NoSQL e fazer a normalização no Power BI pode aparentar ser contraintuitivo, mas há uma lógica nisso. O NoSQL oferece flexibilidade para armazenar e acessar dados sem rigidez, e essa estrutura desnormalizada costuma deixar as consultas mais rápidas, já que evita junções complexas. E o Power BI têm recursos eficientes para transformar e normalizar os dados durante a modelagem, sem exigir mudanças no banco original. Assim, cada equipe pode organizar as informações conforme suas necessidades específicas, sem impactar o trabalho das demais. Essa abordagem simplifica a análise e preserva a agilidade do banco de dados.

Espero ter ajudado, bons estudos!

solução!

Livia, boa tarde!

Se o intuito for manter desnormalizado por questões de performance, pode fazer sentido.

O Power BI também tem ferramentas para lidar com os problemas que você relatou. Não seria preciso cada usuário refazer a normalização para cada diferente painel. Seria possível por exemplo, criar um modelo de dados, deixá-lo todo preparado e normalizado de acordo com as necessidades, e compartilhar em um Workspace com os demais usuários do Power BI. Dessa forma, a normalização seria feita no Power BI, mas sem gerar retrabalho para cada usuário que precise dos dados.