Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida em função com parâmetro

Bom dia.

A minha dúvida é mais no sentido prático da aplicação do parâmetro dentro de uma função.

Deixa eu ver se entendi: ao invés de utilizar direto a variável, utilizamos o parâmetro em casos de códigos muito longos, com várias linhas e dezenas/centenas de funções (que podem acabar sendo bem parecidas) para poder diferenciar as funções umas das outras.

É isso?

Por exemplo:

nome = 'Bruno'
def saudacao_com_param(ABACATE):
  print(f'Olá, {ABACATE}')
saudacao_com_param(nome)

Assim, pelo que eu entendi, posso durante o código criar várias funções e ir definindo vários parâmetros a elas para que elas fiquem diferentes entre si e não confunda/atrapalhe o time de programadores.

Ou seja, coloco parâmetros nas funções (ex: ABACATE, MAMÃO, ABACAXI, etc.) para deixar essas funções bem evidenciadas no código.

É correto esse pensamento?

Obrigado.

3 respostas
solução!

Olá, Bruno. Tudo bem?

A ideia da função é você executar alguma tarefa que você deseja diversas vezes, sem precisar reescrever o código.

Imagine que você queira exibir outro nome que não seja Bruno, você criaria outra função só pra exibir outro nome? O código ficaria cheio de função, pois teria uma função para cada possível nome.

O parâmetro nos ajuda a evitar isso, pois com ele teremos apenas uma função, que irá exibir qualquer nome que desejamos.

Ou seja, a tarefa da função é exibir o nome. Mas que nome seria esse? Não é tarefa dela determinar, a tarefa dela é somente exibir. Ou seja, quem decide que nome será esse somos nós, por isso temos o parâmetro.

Espero ter ajudado, Bruno. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Agora entendi melhor!

Muito obrigado, Marcelo!

Por nada, Bruno! Fico feliz que tenha entendido. :D

Bons estudos!