Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida em CSS e Hierarquia - aula 5, item 2 de HTML5 e CSS3

Olá, eu tenho um código HTML e estou tentando trabalhar com dois arquivos CSS porem não sei como a hierarquia funciona ainda. No meu código estão nesta ordem:

<link rel="stylesheet" href="bio.css">
<link rel="stylesheet" href="site.css">

Me foi instruído a fazer duas instruções:

blockquote, aside, footer {
    padding: 20px;
}

main h1 {
    padding: 25px;
}

estas instruções eu fiz no bio.css porque são mais específicas para minha página bio.html em que desejo estas alterações.

O problema é que verificando no navegador o padding do main h1 fica correto, mas o padding do blockquote, aside, footer fica traçado porque quem obteve a "preferência" foi o padding do "site.css".

Alguém tem uma luz para me dar? Eu não quero modificar o arquivo site.css.

2 respostas
solução!

Hola Leonando,

A inclusão de arquivos externos, como a própria construção de uma página HTML acontece de cima para baixo.

No seu caso, primeiramente é carregado o arquivo bio.css, e aplicado todo o CSS deste arquivo no documento HTML. Após isso, o arquivo site.css é carregado, e suas definições de CSS são aplicadas.

Se bio.css e site.css estão modificando o mesmo elemento HTML, as configurações de site.css serão as que irão aparecer, porque o documento foi carregado depois.

Se você quer que ele tenha as características descritas em site.css, mas possua algumas coisas diferentes, escritas em bio.css, o bio.css deveria ser o último arquivo a ser importado.

Priscila, ajudou bastante, era este mesmo o problema, muito obrigado!