1
resposta

Duvida em criar codigo java

Faça um programa em Java para o usuário digitar seu nome completo. Exiba o nome e o sobrenome do usuário. Por exemplo Jane Augusto Dias Exibiria só Jane Dias Estou tentando usar o comando substring ou o lastIndexOf() Gostaria que tivesse algum comando pra automatizar isso por enquanto estou fazendo assim package Exercícios23e24;

import java.util.Scanner;

public class Ex2 {

public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub Scanner ler = new Scanner(System.in); System.out.println("Nome Completo"); String nome = ler.nextLine(); System.out.println(nome.substring(0,6)); System.out.println( nome.lastIndexOf(“);

}

}

Quem poder me ajudar eu agradeço.

1 resposta

Fala ai Victor, beleza? Nesse caso você também poderia utilizar o split, imagine o seguinte:

Meu nome completo: Matheus Henrique Castiglioni

Se eu quiser pegar meu primeiro nome, poderia fazer:

String nome = "Matheus Henrique Castiglioni"
system.out.println(nome.split(" ")[0]);

Estou fazendo o split (quebra/separação) por espaços, assim, o método irá me devolver um array de três posições (uma para cada nome), dessa maneira:

Matheus
Henrique
Castiglioni

Então eu simplesmente mando imprimir a posição [0], que seria a primeira, ou seja, o primeiro nome.

Para imprimir o sobrenome bastaria pegar a ultima posição do array.

Obs: Você também poderia pedir para o usuário informar o nome e sobrenome de forma separada e armazenar em variáveis diferentes.

Espero ter ajudado.