Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida em como o spring sabe qual arq properties utilizar

Boa noite, criei 2 arquivos properties, e fiz uma copia da minha base de dados no workbench, eu tenho um banco com os dados reais da API e outro que foi uma cópia do banco real mas para realizar os testes, e chamei o arq application-test.properties, como explicado na aula, e quando executo a API e faço as requisiçoes para os end-points, é utilizado meu banco de dados verdadeiro, e quando executo os arquivos de teste do JUnit é utilizado o banco de dados para testes, como o Spring sabe qual arq properties utilizar? Fiquei curioso de como é realizado isto, tudo que fiz foi criar outro arq properties, nomea-lo como application-test.propertie, configurar com os dados do banco para testes e anotei a classe de testes do JUnit com @ActiveProfile("test").

4 respostas
solução!

Oi Michael,

Ele sabe justamente por conta da anotacao @ActiveProfile("test"), que diz ao Spring para ativar o profile de test ao rodar os testes. Sendo assim, o Spring vai buscar o arquivo application-test.properties, que foi o profile indicado pela anotacao.

Bons estudos!

Rodrigo e por exemplo , se eu criasse uma properties com nome application-qualquercoisa.properties, e anotasse a classe de testes com @activeprofile(qualquercoisa), o Spring iria identificar aquelas configurações para utilizar ?

Sim, exatamente assim :D

Perfeito, muito obrigado !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software