Bom dia! estou pensando em criar um projeto totalmente do zero que seja para empréstimo de livros, a linguagem que quero usar é Java, SQL e Java Script. Vai ser o meu primeiro projeto fullstack.
Bom dia! estou pensando em criar um projeto totalmente do zero que seja para empréstimo de livros, a linguagem que quero usar é Java, SQL e Java Script. Vai ser o meu primeiro projeto fullstack.
Bom dia, Michel! Que ideia legal, criar um projeto de empréstimo de livros é uma ótima oportunidade para aprender e aplicar tecnologias fullstack. Vou te dar um direcionamento para organizar seu projeto que eu também fiz na época que comecei na faculdade:
Defina os requisitos principais: cadastro de livros, cadastro de usuários, controle de empréstimos (prazo, devolução etc.). Pense na estrutura básica do sistema, exemplo: Backend (Java + SQL): Responsável pela lógica e pelo banco de dados. Frontend (JavaScript): Interface para o usuário interagir com o sistema.
Crie tabelas como: usuarios (id, nome, contato); livros (id, título, autor, disponibilidade); emprestimos (id, id_usuario, id_livro, data_emprestimo, data_devolucao).
Use o Spring Boot ou Servlets para criar APIs que conectam ao banco de dados SQL. Exemplo de endpoints: GET /livros → lista os livros disponíveis. POST /emprestimos → registra um empréstimo.
Use HTML, CSS e JavaScript puro (ou um framework como React) para construir a interface e faça chamadas às APIs do backend usando fetch ou Axios.
Dicas Extras que fizeram a diferença para mim quando comecei: comece pequeno e vá evoluindo o projeto, use Git para versionar o código (suba no GitHub) e documente cada etapa do desenvolvimento.
Se precisar de ajuda com alguma etapa específica, é só falar. Vai ser um projeto incrível e não desiste não!