Bom dia! estou pensando em criar um projeto totalmente do zero que seja para empréstimo de livros, a linguagem que quero usar é Java, SQL e Java Script. Vai ser o meu primeiro projeto fullstack.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia! estou pensando em criar um projeto totalmente do zero que seja para empréstimo de livros, a linguagem que quero usar é Java, SQL e Java Script. Vai ser o meu primeiro projeto fullstack.
Bom dia, Michel! Que ideia legal, criar um projeto de empréstimo de livros é uma ótima oportunidade para aprender e aplicar tecnologias fullstack. Vou te dar um direcionamento para organizar seu projeto que eu também fiz na época que comecei na faculdade:
Defina os requisitos principais: cadastro de livros, cadastro de usuários, controle de empréstimos (prazo, devolução etc.). Pense na estrutura básica do sistema, exemplo: Backend (Java + SQL): Responsável pela lógica e pelo banco de dados. Frontend (JavaScript): Interface para o usuário interagir com o sistema.
Crie tabelas como: usuarios (id, nome, contato); livros (id, título, autor, disponibilidade); emprestimos (id, id_usuario, id_livro, data_emprestimo, data_devolucao).
Use o Spring Boot ou Servlets para criar APIs que conectam ao banco de dados SQL. Exemplo de endpoints: GET /livros → lista os livros disponíveis. POST /emprestimos → registra um empréstimo.
Use HTML, CSS e JavaScript puro (ou um framework como React) para construir a interface e faça chamadas às APIs do backend usando fetch ou Axios.
Dicas Extras que fizeram a diferença para mim quando comecei: comece pequeno e vá evoluindo o projeto, use Git para versionar o código (suba no GitHub) e documente cada etapa do desenvolvimento.
Se precisar de ajuda com alguma etapa específica, é só falar. Vai ser um projeto incrível e não desiste não!
