1
resposta

Dúvida em boas práticas.

Segue resposta ao exercício:

create table tabela_de_vendedores (
    matricula varchar(5),
    nome varchar(100),
    percentual_comissao numeric(5,2)
)

Fico em dúvida em relação quais as boas práticas para a linguagem. Mesmo que não seja case sensitive, o MySQL workbench sempre preenche em minúsculo pelo preenchimento automático. Esta seria a boa prática? (sei que não é o intuito do curso no momento, mas acho interessante já ir se habituando às boas práticas no aprendizado do básico).

1 resposta

Oi, Guilherme! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em retornar.

Inicialmente, parabéns pela resolução da atividade e pelo interesse no assunto! O nosso processo de aprendizagem depende bastante de questionamentos e inquietações para ser moldado.

Conforme você disse, a linguagem SQL não é case sensitive, ou seja, ela não diferencia caracteres em minúsculo de caracteres em maiúsculo.

Embora o MySQL Workbench, em seu preenchimento automático, deixe os caracteres em minúsculo, é uma boa prática deixá-los em maiúsculo. Essa é uma preferência da comunidade que trabalha com a linguagem, visto que promove uma melhor leitura dos comandos nos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs). Mesmo assim, essa não é uma regra — o que significa dizer que você pode escolher a sua própria maneira de escrever!

Além disso, vale ressaltar que existem alguns casos particulares em que temos a presença de case sensitive, como ao usar o MySQL em sistemas operacionais Linux. Uma vez que tal característica pode variar conforme a ferramenta, precisamos sempre buscar estudar a tecnologia utilizada, a fim de compreender como ela funciona e se comporta.

Guilherme, espero ter ajudado. Caso surja alguma dúvida após minha explicação ou durante os seus estudos, fico à disposição.

Forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.