1
resposta

[Dúvida] Elaborar Gráfico com Último Status do Chamado

Prezados, Tenho no Power BI uma tabela referente ao andamento dos chamados. Basicamente tem o ID do chamado e o status dele em cada data. O ID se repete a medida que ocorre alteração do status do chamado por data. Preciso fazer um gráfico com o último status de cada chamado, ou seja, preciso saber quantos chamados estão em andamento, aberto, cancelado, finalizado e etc. Alguma sugestão de como fazer esse grafico? estou com dificuldade pois o ID se repete e não estou conseguindo pegar o ultimos status/data de cada chamado.

1 resposta

Oi, Erica! Como você está?

Algumas lógicas são bastante desafiadoras para serem construídas, mesmo. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a construir essa solução:

• Crie uma tabela auxiliar que contenha o ID do chamado e a data máxima para cada ID. Use a função SUMMARIZE no Power BI para fazer isso. Você pode também utilizar a função MAX para selecionar a maior data.

• Garanta que haja uma relação entre a tabela auxiliar e a tabela original usando o campo "ID do Chamado". Essa relação permitirá que você acesse os dados relevantes na tabela original.

• Então, crie uma medida que retorne o último status para cada chamado, baseado na tabela auxiliar. Use a função RELATEDVALUE para obter o valor relacionado na tabela original.

• Finalmente, você pode usar a medida UltimoStatus para criar o seu gráfico.

Lembre-se, esses são passos gerais e podem precisar de ajustes dependendo da sua situação específica no Power BI. Fique à vontade para explorar e personalizar essas sugestões de acordo com a sua necessidade.

Espero que dê tudo certo!

Forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!