Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Efeito opacity em um elemento sem afetar outro

Olá,

Estou desenvolvendo uma aplicação de filmes e quero um efeito conforme a imagem: Opacidade em todos os cards exceto o que está em estado hover. Utilizando CSS bem enxuto consigo o efeito, porém o efeito só é revertido com a posição do ponteiro fora do elemento geral que é um card-deck. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

.card-deck:hover :not(:hover) {
    opacity: 0.3;
}

Tentei com Javascript e também não deu certo. Alguma dica?

2 respostas
solução!

Olá, Josefino! Como vai?

Parabéns pelo projeto, está ficando muito bom!

Para obter o resultado que você deseja, você pode adicionar um pouco de JavaScript ao seu código.

Por conta de eu não ter o seu código completo aqui, criei um código que imagino ter uma estrutura parecida com a do o seu código e obtive o seguinte resultado:

GIF de uma página com uma série de capas de um filme onde, ao passar o mouse por cima de uma dessas capas, as demais ficam com um efeito que as escurece.

Caso esse seja o resultado desejado, aqui está o que foi feito pensando em um código HTML simples, com uma série de <div class="card"> dentro de uma <div class="card-deck"> sendo que em cada <div class="card"> existe um imagem (sem classe definida):

• CSS:

body {
      background-color: black;
    }

.card-deck {
      display: flex;
      flex-wrap: wrap;
      gap: 20px;
    }

.card {
      transition: 0.5s;
    }

img{
      border-radius: 5px;
      max-width: 200px;
    }

• JavaScript:

const cards = document.querySelectorAll('.card');

cards.forEach(card => {
      card.addEventListener('mouseenter', () => {
        cards.forEach(c => c.style.opacity = '0.3'); // Define a opacidade de todos os cards para 0.3
        card.style.opacity = '1'; // Define a opacidade do card atual (hover) para 1
      });

card.addEventListener('mouseleave', () => {
        cards.forEach(c => c.style.opacity = '1'); // Quando o mouse sai de um card, redefine a opacidade de todos os cards para 1
      });
    });

Espero que isso ajude. Fico à disposição!

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigado, Nícolas. Era exatamente isso. Já alterei aqui. Valeu!