Oi Stefani!
A presença de um vilão tradicional não é uma regra obrigatória, mas é um recurso narrativo bastante utilizado para criar conflito e motivação para o protagonista.
Nos jogos, os vilões frequentemente aparecem como chefões. Esses vilões, clássico digamos, assim, ajudam a estruturar a progressão do jogo, oferecendo desafios crescentes e momentos de clímax. No entanto, nem todos os jogos seguem essa fórmula.
Por exemplo, em jogos como "Journey", não há um vilão tradicional. Em "Journey", o objetivo é alcançar a montanha distante, enfrentando desafios naturais e ambientes hostis, sem um antagonista específico.
Em muito jogos mobile, como no "Pou", quais são os inimigos? A fome, a sede ou o sono? O vilão pode ser algo claro, como Zeus em God of War, ou mais abstrato, como obstáculos e o ambiente em si.
Portanto, a crise ou um problema maior pode sim substituir a figura de um vilão tradicional. O importante é que haja um conflito ou desafio que mova a narrativa e mantenha o jogador engajado.
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Sucesso ✨
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