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[Dúvida] É um padrão sempre existir "o vilão" nos games?

Eu gostaria de entender melhor sobre a necessidade da existência de vilões. Esses "vilões" em games que levam o herói a derrotar um boss por fase por exemplo, todos os chefões que surgem na trajetória são vilões? Os games devem ser projetados com algum vilão na história ou o "vilão" pode ser uma crise no mundo que rola aquela história e essa crise precisa ser solucionada para encerrar o game por exemplo?

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Oi Stefani!

A presença de um vilão tradicional não é uma regra obrigatória, mas é um recurso narrativo bastante utilizado para criar conflito e motivação para o protagonista.

Nos jogos, os vilões frequentemente aparecem como chefões. Esses vilões, clássico digamos, assim, ajudam a estruturar a progressão do jogo, oferecendo desafios crescentes e momentos de clímax. No entanto, nem todos os jogos seguem essa fórmula.

Por exemplo, em jogos como "Journey", não há um vilão tradicional. Em "Journey", o objetivo é alcançar a montanha distante, enfrentando desafios naturais e ambientes hostis, sem um antagonista específico.

Em muito jogos mobile, como no "Pou", quais são os inimigos? A fome, a sede ou o sono? O vilão pode ser algo claro, como Zeus em God of War, ou mais abstrato, como obstáculos e o ambiente em si.

Portanto, a crise ou um problema maior pode sim substituir a figura de um vilão tradicional. O importante é que haja um conflito ou desafio que mova a narrativa e mantenha o jogador engajado.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

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