Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] E se eu fizer mais de um site?

Boa tarde, tudo bem?

Entendi o processo do XAMPP para fazer o site em wordpress, porém, se eu quiser fazer outros projetos, eu tenho que apagar meu projeto anterior e colocar o novo da pasta "htdocs" ou tenho que simplesmente colocar na pasta "htdocs"?

4 respostas

Oi Roberto, tudo bem?

Que bom que você tá avançando no curso e já tá pensando em novos projetos! Você não precisa apagar o seu projeto anterior para começar um novo. O XAMPP permite que você tenha múltiplos sites rodando ao mesmo tempo.

Pra isso, basta criar uma nova pasta dentro do diretório "htdocs" para cada novo projeto. Vou te dar um exemplo prático:

  1. Projeto Atual:

    • Digamos que seu projeto atual está na pasta C:\xampp\htdocs\jornadaviagens.
    • Você acessa esse site pelo navegador através do endereço http://localhost/jornadaviagens.
  2. Novo Projeto:

    • Para um novo projeto, crie uma nova pasta dentro de htdocs, por exemplo, C:\xampp\htdocs\novo_projeto.
    • Copie os arquivos do WordPress para essa nova pasta.
    • Acesse o novo site pelo navegador através do endereço http://localhost/novo_projeto.

Cada pasta dentro do htdocs pode ser um site independente. Apenas lembre de criar um novo banco de dados para cada projeto no phpMyAdmin e configurar o wp-config.php de acordo com as informações do novo banco de dados.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Boa tarde, tudo bem?

Fui iniciar um novo projeto no XAMPP e nas configurações do setup está dando esse problema. No "htdoc" do xampp está o projeto "Jornada viagens" da vídeo aula wordpress Alura e um novo projeto que quero começar. Me certifiquei que ao criar o banco de dados, o nome do banco e do setup estão devidamente corretos. Alguma dica?!Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oii Roberto, tudo bem?

Vou fazer o passo a passo aqui para te mostrar como fiz.

  1. Na pasta htdocs criei uma nova pasta chamada novo_projeto:

    Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  2. Copiar Arquivos do WordPress:

Copie os arquivos do WordPress para a nova pasta:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Cole na pasta novo_projeto.

  1. Abra o XAMPP para deixar rodando: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  2. Criar um Novo Banco de Dados:

  • No phpMyAdmin, clique em "Bancos de dados" (ou "Databases").
  • No campo "Criar nova base de dados" (ou "Create database"), digite o nome do seu novo banco de dados, por exemplo, novo_projeto_db.
  • Clique no botão "Criar" (ou "Create").

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  1. Tudo certo, ele foi criado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  1. Agora vamos editar o wp-config.php:

Abra o arquivo wp-config.php localizado na pasta do seu novo projeto, no meu caso, (C:\xampp\htdocs\novo_projeto) com um editor de texto:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Localize as seguintes linhas e altere de acordo com o nome do novo banco de dados, no meu caso mudei somente o nome do banco de dados e salvei: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  1. Acesse o Novo Projeto: Abra seu navegador e vá para http://localhost/novo_projeto. Siga as instruções de instalação do WordPress, preenchendo as informações necessárias.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Deixei assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tudo certo, ele criou!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tudo criado: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E ao acessar o phpMyAdm podemos ver que as tabelas foram criadas:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Por favor, siga esses passos que funcionará.

Um abraço e bons estudos.

Agradeço a explicação, que foi ótima e vou usar caso o problema volte.

Mas eu fiz do seu jeito e mesmo assim deu problema, porém eu deletei tudo (Mantive apenas a pasta "jornadaviagens") e comecei de novo. Por algum motivo deu certo. Não sei o que aconteceu (o que me preocupa, caso aconteça novamente), mas vou usando mesmo assim. Minha dúvida agora é se a pasta "assets" onde ficaram as imagens e demais arquivos devem ficar com essa pasta "novo_projeto" que está no "htdocs"?