Sou closer dentro de uma empresa, e tenho interesse em me tornar salesOps, o caminho correto e inicial é o aprendizado de Data Science?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sou closer dentro de uma empresa, e tenho interesse em me tornar salesOps, o caminho correto e inicial é o aprendizado de Data Science?
Olá, Davi, tudo bem?
O caminho para se tornar SalesOps pode variar de acordo com a empresa, mas em geral, há alguns passos para fazer essa transição. Embora análise de dados seja uma habilidade importante para SalesOps, o foco inicial deve estar em ferramentas e processos de análise de vendas e otimização operacional, ao invés de um mergulho profundo em Data Science.
Comece se familiarizando com ferramentas de análise de dados voltadas para vendas, como Excel e ferramentas de BI (Power BI ou Tableau) para gerar relatórios e dashboards de vendas. Além disso, é fundamental conhecer ferramentas de CRM, automação de vendas e gestão de pipeline, que são amplamente usadas no dia a dia de SalesOps.
Se o seu objetivo, no futuro, for trabalhar com dados mais avançados, como previsões de vendas ou modelagem de comportamento de clientes, o aprendizado de Data Science é realmente interessante e um diferencial. Nesse caso, recomendo aprender um pouco sobre estatística, machine learning e programação (Python ou R) será útil para realizar análises preditivas.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.
Abraços e bons estudos!