Sou closer dentro de uma empresa, e tenho interesse em me tornar salesOps, o caminho correto e inicial é o aprendizado de Data Science?
Sou closer dentro de uma empresa, e tenho interesse em me tornar salesOps, o caminho correto e inicial é o aprendizado de Data Science?
Olá, Davi, tudo bem?
O caminho para se tornar SalesOps pode variar de acordo com a empresa, mas em geral, há alguns passos para fazer essa transição. Embora análise de dados seja uma habilidade importante para SalesOps, o foco inicial deve estar em ferramentas e processos de análise de vendas e otimização operacional, ao invés de um mergulho profundo em Data Science.
Comece se familiarizando com ferramentas de análise de dados voltadas para vendas, como Excel e ferramentas de BI (Power BI ou Tableau) para gerar relatórios e dashboards de vendas. Além disso, é fundamental conhecer ferramentas de CRM, automação de vendas e gestão de pipeline, que são amplamente usadas no dia a dia de SalesOps.
Se o seu objetivo, no futuro, for trabalhar com dados mais avançados, como previsões de vendas ou modelagem de comportamento de clientes, o aprendizado de Data Science é realmente interessante e um diferencial. Nesse caso, recomendo aprender um pouco sobre estatística, machine learning e programação (Python ou R) será útil para realizar análises preditivas.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.
Abraços e bons estudos!