Oi, Eduardo! Tudo certo?
A utilização do laço de repetição for
com i++
, embora apareça várias vezes ao longo do código do nosso jogo, acontece em pontos específicos (particulares). Nesse sentido, não seria uma boa prática criar uma função para cada instrução — sobretudo porque cada for
já está atuando dentro de uma certa função. Além disso, como estamos lidando com uma estrutura um pouco mais complexa, não é possível armazená-la em uma variável.
Quando criamos uma função, temos como objetivo padronizar alguma ação do nosso programa, evitar repetições, e deixar mais explícita alguma atividade, o que pode ser observado, por exemplo, através das funções mostraCarro()
e movimentaCarro()
.
Enquanto isso, o objetivo de uma variável é armazenar determinado valor que será utilizado ao decorrer do código. A variável alturaCarro
, por exemplo, armazena a altura dos carros do nosso jogo.
É comum que instruções como o for
fiquem muito semelhantes ao longo do nosso projeto, visto que se trata de uma estrutura com algumas exigências (obrigatoriedade de uma variável “contadora”, uma condição e um trecho que realiza o incremento, como o i++
). Portanto, podemos deixar os laços de repetição daquela forma.
Eduardo, não precisa se desculpar pela pergunta! Quando estamos estudando, é completamente comum e fundamental que dúvidas apareçam. Caso surjam outras dúvidas, sinta-se confortável para postá-las no fórum. Ficarei super feliz em te ajudar.
Até mais!
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