1
resposta

[Dúvida] É possível aplicar o mapa da empatia em negócios b2b?

Achei interessante a aula e já apliquei ao mapa da empatia em outros processos, mas sempre pensando no modelo b2c. Daí me veio a dúvida: é possível construir uma persona para uma pessoa jurídica? Caso não, que outras ferramentas seriam recomendadas para mapear melhor as dores desse consumidor?

1 resposta

Olá Mayara, tudo bem?

Sim, é possível criar uma persona para uma empresa ou pessoa jurídica, que também é conhecida como Buyer Persona B2B (Business-to-Business). A persona B2B é uma representação fictícia de uma empresa ou organização que representa o seu cliente ideal.

Para criar uma persona B2B, você pode considerar fatores como:

  • Tipo de empresa (porte, setor, localização, etc.)
  • Cargo e nível hierárquico do tomador de decisão (CEO, gerente de compras, diretor de tecnologia, etc.)
  • Desafios e objetivos da empresa
  • Comportamento de compra (orçamento, processo de compra, etc.)
  • Fontes de informação (redes sociais, sites, eventos, etc.)

Você pode realizar entrevistas, fazer pesquisas de benchmarking, consultar banco de dados e realizar testes para conseguir identificar essa persona ideal. Como agora trata-se de uma pessoa jurídica, a abordagem será diferente do que seria com uma pessoa física.

Agradeço sua dúvida e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software