1
resposta

[Dúvida] E o marketing 6.0?

Estava lendo sobre o Marketing 6.0 e gostaria de saber se ele é uma tendência ainda distante em nosso mercado, porque tudo o que a professora explicou sobre o 5.0, muito bem aliás, faz muito sentido para mim, é o que vejo. Contudo o 6.0 me pareceu tão difícil de compreender... Como podemos encaixá-lo nessa linha do tempo da evolução do marketing? Muito obrigada!

1 resposta

Oii, Caroline! Tudo bem?

Muito legal saber que você está começando a se familiarizar com o marketing 6.0, isso a ajudará muito no mercado.

O Marketing 5.0, podemos dizer que ele foca na humanização e colaboração entre marcas e consumidores, com o uso de tecnologias como IA, big data e internet das coisas. Sempre agindo como um auxiliar para usuário e criando experiências e relacionamentos de fidelidade com a marca.

Já o Marketing 6.0 pode ser considerado uma tendência que ainda está no "forno", com um foco ainda maior na sustentabilidade e na criação de valor compartilhado entre empresas, sociedade e meio ambiente. Sempre antecipando as necessidades dos consumidores de maneira quase intuitiva, utilizando dados em tempo real para oferecer soluções antes mesmo que o consumidor perceba a necessidade. É como se o marketing se tornasse "onipresente", estando presente em todos os momentos da jornada do consumidor de forma inteligente e proativa.

Alguns elementos do Marketing 6.0 já estão sendo implementados em mercados mais avançados. Por exemplo, assistentes virtuais que aprendem com nossos hábitos e preferências para oferecer recomendações personalizadas.

Recomendo a leitura de alguns artigos, também, para você estudar mais sobre o assunto:

Espero ter ajudado com a sua dúvida. Caso surjam outras, conte conosco.

Bons estudos, Caroline!