2
respostas

[Dúvida] É necessário Mapear o Processo?

Nesse processo de levantamento de requisitos, nao é feito antes um mapeamento do processo para saber como ele funciona?

2 respostas

Olá, Maria! Tudo bem?

Embora seja comum realizar o mapeamento do processo antes do levantamento de requisitos, não é uma regra absoluta. A ordem em que essas atividades são realizadas pode variar de acordo com a abordagem e as necessidades específicas do projeto.

Com o mapeamento do processo, é possível visualizar com clareza o fluxo de trabalho e identificar possíveis gargalos, ineficiências ou oportunidades de melhoria. Isso auxilia na definição dos requisitos do sistema, pois permite identificar quais funcionalidades são necessárias para automatizar ou otimizar determinadas atividades.

Portanto, sim, é necessário realizar o mapeamento do processo como parte do levantamento de requisitos. Essa etapa é essencial para garantir que as necessidades dos usuários e do negócio sejam atendidas da melhor forma possível.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ah que bom. Obrigada pela explicação pois eu sempre realizo o mapeamento antes. Como estou querendo aprimorar meus conhecimentos em requisitos fiquei com essa dúvida. Estou amando o curso!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software