Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] É necessário colocar todo o caminho da pasta para mover para outra pasta?

Olá,

Verifiquei que é possível mover uma pasta ou arquivo com menos caracteres, por exemplo, na aula o professor coloca o seguinte comando para mover: mv /home/lcs/projeto_python/projeto_ideias.txt /home/lcs/projeto_python/ideias

Não estava funcionando pra mim, então procurei e achei outro comando que faz o mesmo, mas não sei se seria uma boa prática... : mv projeto_ideias.txt ideias/

Ambos os códigos estariam corretos?

Att,
Gabriel

3 respostas
solução!

Bom dia, Gabriel, tudo bem?

Sim, ambas as maneiras estão corretas e representam as duas formas de se mover pela estrutura de diretórios no Linux que são o caminho relativo e o caminho absoluto. Para você entender melhor vou explicar utilizando o comando cd (change directory) mas a lógica é a mesma e se aplica a qualquer comando que você utilizar que dependa da navegação entre as pastas.

Caminho Relativo:
É um caminho que começa a partir do seu diretório atual.
Exemplo: Se você está na pasta 'lcs' e quer ir para a pasta 'projeto_python' (que esta dentro de 'lcs') você apenas digita: cd projeto_python/
É bastante útil quando você vai se deslocar entre diretórios que estão dentro ou acima do seu diretório atual e é mais prático porque você não precisa digitar o caminho completo.

Caminho Absoluto:
É o caminho completo que começa sempre a partir da raiz do sistema de arquivos, representada por /.
Exemplo: não importa onde você esteja na estrutura de diretórios você precisa apenas digitar: cd /home/lcs/projeto_python/ideias

Tentei explicar da maneira mais simples possivel então não sei se consegui ser claro ou se ficou confuso, espero ter ajudado, qualquer duvida comenta ai e vemos o que podemos fazer.
Abraço

Oi Thiago,

No caso seria sobre o comando "mv" e não o "cd" eu estaria movendo um arquivo para uma outra pasta, e parece ter 2 formas de se fazer isso.

Entendi o conceito vi que funciona.

Boa tarde

A lógica é a mesma e funciona com qualquer comando onde você precise especificar a localização de um diretório. Usei o cd como exemplo por ser o mais fácil para se testar no terminal.

E as 2 formas que você mencionou quando usa o mv é exatamente isso, se você observar o instrutor usou o caminho absoluto no comando para mover a pasta, você usou o caminho relativo. Ambos estão corretos.

Acredito que você não tenha conseguido usar o caminho absoluto ao tentar mover o arquivo a primeira vez por digitar algum caractere errado ou por ter alguma diferença no nome dos diretórios na sua máquina quando comparado com o exemplo dado pelo instrutor.
Uma dica que facilita e agiliza o processo é usar a tecla tab para autocompletar, ela torna mais rápida a digitação e diminui a chance de se digitar algo errado.