Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvidas sobre elaboração do briefing

Olá! Não ficou muito claro, qual a diferença de mercado alvo e target? E qual a diferença entre canais de distribuição e mídia?

Obrigada,

1 resposta
solução!

Olá, Reny! Tudo bem?

O mercado-alvo e o target são conceitos relacionados, mas possuem algumas diferenças. O mercado-alvo é um grupo de consumidores com características semelhantes que a empresa deseja atingir com seus produtos ou serviços. Já o target é um recorte mais específico dentro do mercado-alvo, representando um grupo ainda mais segmentado e definido.

Por exemplo, imagine que uma empresa de roupas femininas deseja atingir mulheres entre 18 e 35 anos. Nesse caso, o mercado-alvo seria mulheres nessa faixa etária. Porém, se a empresa quiser focar especificamente em mulheres universitárias, esse seria o target.

Quanto à diferença entre canais de distribuição e mídia, podemos entender da seguinte forma: os canais de distribuição são os meios pelos quais os produtos ou serviços chegam até os consumidores. Isso pode incluir lojas físicas, e-commerce, distribuidores, entre outros.

Já a mídia se refere aos veículos de comunicação utilizados para divulgar a mensagem da empresa e alcançar o público-alvo. Isso pode incluir anúncios em TV, rádio, jornais, revistas, redes sociais, entre outros.

Para ilustrar, imagine uma empresa que vende cosméticos. Seus canais de distribuição podem ser lojas físicas próprias, e-commerce e também revendedores autorizados. Já a mídia utilizada pode ser anúncios em revistas de beleza, posts patrocinados nas redes sociais e parcerias com influenciadores digitais.

Se tiver mais alguma dúvida é só me dizer :)

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software