1
resposta

[Dúvida] Dúvidas sobre arquitetura criada pelo serviço Analises

Professor, muito top. Fiz as tabelas OLAPS do meu projeto na empresa que trabalho na mão, no sql server tradicional. Realmente fazer pela analises muito bom. Pergunta, quando usamos o funcionalidade de hieraquia, a ferramenta cria os index necessários para as tabelas necessárias? Outra coisa, em curso anterior fiz algumas perguntas pra vc, mas agora que estou fazendo estes, já sei a resposta. Perguntei sobre a necessidade de criar relacionamentos físicos nas tabelas do DW. Mas pelo que vi, é necessário sim, para melhorar as amarrações entre elas na hora de montar as olaps e tb quando for levar para o PBI. Tu é o cara. Valeu.

1 resposta

Olá, Fabiano, tudo bem?

Desculpe a demora em obter retorno.

Quando você utiliza a funcionalidade de hierarquia em uma ferramenta de análise, ela não cria automaticamente os índices necessários para as tabelas envolvidas. A criação de índices é uma tarefa que geralmente fica a cargo do administrador de banco de dados.

Quando projetamos o Data Warehouse e definimos as hierarquias, é recomendável identificar as colunas que serão usadas para consultas de navegação hierárquica, como pais, filhos ou níveis. Em seguida, criar índices nessas colunas para melhorar o desempenho das consultas de hierarquia.

E em relação a criação de relacionamentos físicos nas tabelas do Data Warehouse, você está correto em afirmar que é necessário.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software