1
resposta

[Dúvida] Dúvidas sobre a campanha do Google Ads

Olá, tudo bem?

Estou realizando um projeto pessoal com o intuito de ganhar mais experiência com a ferramenta do Google Ads, entretanto, estou encontrando dificuldades para fazer a campanha rodar de maneira apropriada. Estou com a campanha ativa desde o dia 13 de dezembro e até agora não obtive um resultado significativo. Abaixo vou encaminhar alguns prints com as minhas dúvidas:

1. Impressões imagem que mostra um gráfico sobre a visão geral de uma campanha no google Ads, o gráfico contem informações de cliques e impressõesMesmo rodando com a campanha desde o dia 13, só tive essas três impressões e nenhum custo com relação a cliques, saberia me informar o porque disso acontecer?

2. Palavras-chave planilha com as palavras-chave que estão sendo utilizadas na campanhaEstou utilizando o total de 23 palavras-chave com correspondência ampla nessa campanha, todas estão com o Status de qualificada e mesmo assim aparece aquele mensagem em vermelho informando que um anúncio não está sendo exibido agora, mesmo a campanha estando ativa, saberia me informar o motivo de não está sendo exibido e como eu posso resolver esse problema?

3. Algumas informações a mais que podem ajudar

Orçamento: R$ 150,00/dia

Lances: Maximizar conversões (CPA desejado: R$ 100,00)

Aguardo seu retorno!

1 resposta

Olá, Kauan! Tudo joia?

Com base nas informações compartilhadas, identifiquei algumas possíveis razões pelas quais a sua campanha no Google Ads pode não estar gerando os resultados esperados.

Primeiramente, sobre o baixo número de impressões e ausência de cliques. Mesmo com a campanha ativa desde o dia 13, há alguns fatores que podem estar impedindo que ela ganhe tração. Um dos motivos mais comuns para isso é a alta concorrência nas palavras-chave escolhidas. O custo por clique (CPC) em determinados nichos pode ser bastante elevado, e caso seus lances não estejam competitivos o suficiente, seus anúncios acabam não participando dos leilões ou, se participam, não conseguem visibilidade. Além disso, a correspondência ampla que você utilizou nas palavras-chave pode estar prejudicando o foco da campanha, já que essa configuração amplia muito o alcance, mas pode não ser direcionada o suficiente para trazer buscas relevantes e competitivas.

Outro fator importante é a qualidade do anúncio e da página de destino. O índice de qualidade é calculado pelo Google com base na taxa de cliques esperada (CTR), relevância das palavras-chave e experiência do usuário na página de destino. Se esses elementos não estiverem alinhados, mesmo com a campanha ativa, os anúncios podem ter dificuldades em gerar impressões significativas.

Para solucionar essas questões, sugiro que você verifique o status de aprovação dos seus anúncios na guia "Anúncios e Extensões". É comum que haja mensagens indicando se houve violações de políticas ou algum erro no anúncio. Em seguida, experimente ajustar a correspondência ampla para correspondência de frase ou exata em algumas das palavras-chave mais estratégicas, isso ajudará a tornar a segmentação mais precisa. Outra sugestão seria adotar lances manuais com CPC melhorado temporariamente, para ter maior controle sobre os custos e garantir competitividade no leilão. Não esqueça também de revisar a página de destino, garantindo que ela seja relevante, rápida e adaptada para dispositivos móveis.

Agora, com relação à mensagem que indica que o anúncio não está sendo exibido no momento, mesmo com a campanha ativa, algumas possíveis causas merecem atenção. Essa notificação geralmente está associada a problemas de aprovação ou restrições de política, mas pode também estar relacionada a um orçamento elevado combinado com lances que não são competitivos. Mesmo com um orçamento diário considerável (R$150), o gasto efetivo será baixo se os lances não forem suficientes para competir no leilão das palavras-chave.

Outro ponto a considerar é o volume de buscas para as palavras-chave utilizadas. Algumas podem ter volume insuficiente, enquanto outras podem estar competindo com termos de busca muito genéricos devido à correspondência ampla. Por isso, recomendo que você revise o conjunto de palavras-chave utilizando o Planejador de Palavras-Chave do Google. Essa ferramenta ajudará a identificar volume de buscas, concorrência e valores de CPC para ajustar sua estratégia.

Por fim, simplifique o conjunto de palavras-chave, priorizando aquelas com maior potencial e relevância. Extensões de anúncios, como sitelinks e textos destacados, também podem ajudar a aumentar a atratividade e melhorar a taxa de cliques.

Caso precise de auxílio para realizar esses ajustes ou analisar o desempenho das palavras-chave e anúncios, estou à disposição para ajudar a corrigir. É totalmente possível colocar sua campanha no caminho certo com algumas otimizações!

Qualquer coisa entre em contato comigo. Fico à disposição para ajudar e discutir mais formas de melhoria!

Discord: thalytaonimaru Linkedin: https://www.linkedin.com/in/thalyta-onimaru/?originalSubdomain=br

Espero ter ajudado! Abraços! :)