Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvidas sobre a alocação do projeto em Python

Utilizo o Pycharm como IDE e percebo que os projetos ficam normalmente dentro de uma pasta no C:// por nome venv.

Soube que é como uma espécie de máquina virtual, mas minha dúvida, é se meu projeto está seguro dentro dessa pasta, se de fato está no meu C:// ou seja na minha máquina, ou em algum ambiente externo de rede.

2 respostas

Olá, Marcio. Tudo bem?

Ao utilizar uma venv o seu projeto está sim seguro e se encontra em sua máquina, não tendo nenhuma relação com ambientes externos.

Os ambientes virtuais do Python, também conhecidos como venvs servem apenas para isolar as dependências do seu projeto e manter versões de bibliotecas diferentes das do seu sistema principal.

Assim, a vantagem de se utilizar as venvs está na possibilidade de ter diferentes projetos Python em seu computador, com diferentes versões de bibliotecas sem que as dependências de um projeto interfiram em outro. Além disso, isso permite que um ambiente seja replicado em outro computador com mais facilidade.

Para se aprofundar mais nesse assunto, eu recomendo a leitura desse artigo da Alura, onde você aprenderá sobre a criação de ambientes virtuais e até mesmo como replicar seu ambiente em outros locais:

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida estou a disposição.

Abraços. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
solução!

Muito esclarecedora resposta, muito obrigado;