Opa Douglas, como vai?
Obrigado por compartilhar seu projeto, vamos nessa!
Quanto a raquete sair da tela, faremos alterações nas duas raquetes, na raquete do jogador usaremos o seguinte código:
- Adicionaremos mais um limitador para que ocorra o movimento, nesse caso o limitador será a posição em que a raquete se encontra, assim evitaremos que ela passe da tela.
- Sendo assim, precisamos que quando a posição y seja menor que o limite visual da tela o movimento aconteça. Para isso adicionaremos 2 operadores (blocos verdes), o bloco “
e
” para que a condição de movimento seja limitada por mais de um fator e o bloco “maior/menor
”para definir o espaço em que a raquete pode se movimentar. - Limitamos o movimento para entre 121 e -121, este é o espaço em que a raquete permanece visível na tela. Para isso quando a posição for menor que 121, adicionaremos 10 para Y e quando a posição for maior que -121 adicionaremos menos 10 para Y.
Para a raquete do oponente usaremos o código abaixo, onde retornamos a raquete para dentro da tela quando ela chega perto de sair:
- Adicionamos o bloco “
se
” , ele definirá uma condição, a qual verificará se a posição y da raquete está fora da tela; - Incluímos o operador e os valores “posição y
menor
que -121” como condição para o bloco “se
", sendo assim a partir desse ponto a nossa condição vai ser ativada; - Por fim colocamos como ação o bloco de movimento “mude y para -110” para retornar a raquete do oponente para a tela.
Segue projeto funcionando para raquete ficar presa:
No segundo caso, podemos definir que ao marcarmos ponto, ou seja, a bolinha ultrapasse a posição da raquete, a nossa bolinha volte para posição x e y 0. Para isso usaremos os blocos mude x para 0 e mude y para 0:
Dessa forma teremos o efeito desejado, você pode verificar o resultado aqui:
Fico à disposição.
Tenha um bom dia e bons estudos.
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