Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvidas na resolução de conflitos

Eu estou com dúvidas em relação à resolução de conflitos. Alguém teria um tutorial ou um passo-a-passo? Eu agradeço muito

2 respostas
solução!

Olá, Marco! Tudo bem?

Sei bem como resolução de conflitos no Git pode ser um pouco desafiadora no começo, mas com um pouco de prática, você vai se sentir mais confortável.

Não há um passo a passo sobre como resolver além do que foi passado em aula, então recomendo que retorne a aula para revisar o que foi ensinado antes de fazer o desafio.

Além disso, vou te passar alguns passos gerais que podem te ajudar:

1. Identifique o conflito: Quando você tenta fazer um merge e há conflitos, o Git te avisa quais arquivos estão em conflito.

2. Abra os arquivos conflitantes: No seu editor de texto, abra os arquivos que o Git indicou como conflitantes. Você verá que o Git adicionou algumas marcações no arquivo para te ajudar a identificar o que está causando o conflito.

3. Entenda as marcações:

• <<<<<<< HEAD: Tudo que está abaixo desta linha é o que está na sua branch atual.
    • =======: Esta linha separa as alterações entre sua branch e a branch que você está tentando mesclar.
    • >>>>>>> nome-da-branch: Tudo que está abaixo desta linha é o que está na branch que você está tentando mesclar.
  4. Resolva o conflito: Edite o arquivo para que o código final fique do jeito que você deseja. Isso pode significar escolher uma das versões, combinar as duas, ou até mesmo escrever algo completamente novo.

5. Remova as marcações: Depois de resolver o conflito, remova todas as marcações <<<<<<<, =======, e >>>>>>>.

6. Adicione o arquivo: Depois de resolver e salvar as alterações, adicione o arquivo novamente ao staging area com git add nome-do-arquivo.

7. Finalize o merge: Depois de adicionar todos os arquivos conflitantes, finalize o merge com git commit. O Git vai abrir um editor para você escrever uma mensagem de commit, que você pode usar para descrever como resolveu os conflitos.

8. Verifique se tudo está funcionando: Sempre bom testar se o código está funcionando conforme esperado após resolver conflitos.

Bons estudos!

Olá Armando. Muito obrigado Você me ajudou muito Sou muito grato