1
resposta

[Dúvida] Duvidas na interpretação de uma parte do código

Fiquei com dúvidas no FOR dentro da função "desenhaBarra" do porque a soma da variável y com a variável somaAltura inverte a posição das cores das barras. Segue o exemplo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Nesta forma escrita ele gera os gráfico ao contrário nas cores. Com a variável somaAltura sendo somada no eixo Y do desenho do quadrado ele gera os gráfico de forma normal.... não entendi o porque, alguém poderia me explicar por favor

1 resposta

Oi Maikon, tudo bem?

Agradeço por aguardar um retorno nosso.

Boa observação e excelente pergunta! Para entendermos o motivo da inversão quando usamos somaAltura é preciso lembrar como as coordenadas da nossa tela são representadas. Na vertical os valores crescem de baixo para cima e na horizontal crescem da esquerda para a direita.

Inicio da transcricao. Imagem com o fundo branco mostrando um exemplo do plano cartesiano, dando enfase que os valores de y crescem de baixo para cima e os valores de x da esquerda para direita no quadrante 2 inferior com 600 de largura e 400 de altura. Fim da transcricao

Quando a variável somaAltura é somada a y, a barra correspondente vai realizar o seu movimento do eixo y, crescendo em direção ao eixo 0, ou seja, de baixo para cima. No gráfico da aula podemos observar esse crescimento para cima.

Inicio da transcricao. Imagem com o fundo branco contendo dois graficos representados pelos anos 2015 e 2016, contendo quadrantes de tamanhos variados nas cores azul, verde, amarelo e vermelho. Fim da transcricao.

Se retirarmos a somatória, a leitura do código ocorrerá de forma oposta, de cima para baixo, pois não ocorrerá a soma do eixo y com a soma da altura. E, como exemplo, a imagem do seu gráfico e código nos mostra isso. A somaAltura além de inverter a posição, ela altera também a proporção das barras, deixando-as proporcionais com os valores passados dentro das variáveis var serie2015 e var serie2016.

Espero que eu tenha te ajudado com as explicações passadas.

Qualquer dúvida estarei à disposição para te ajudar.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!