1
resposta

[Dúvida] Dúvidas na atividade criar relatório 2 - tipos de imoveis

Olá a todos!

Tenho uma dúvida na atividade de criar relatório de análise 2, quando eliminamos as linhas duplicadas na coluna "Tipo" de imóvel. Se eu quiser eliminar as linhas duplicadas, mas informar quantos imoveis tem para cada tipo (casa, apartamento, quitinete, etc), como devo proceder? Mais uma pergunta, imaginando que a base utilizada fosse de imoveis alugados e eu além de identificar quantos imoveis de cada tipo existem, oquiser identioficar também o valor total de alugueis, condomínio e iptu pagos, como devo fazer?

Obrigado

1 resposta

Olá, Kurt, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Para informar quantos imoveis tem para cada tipo , você pode usar o método value_counts() do Pandas, que retorna uma série contendo contagens de valores únicos.

O código ficaria assim:

dados['Tipo'].value_counts()

Isso retornará a contagem de cada tipo de imóvel único no seu dataframe.

Quanto a fazer a soma da série, você pode usar o método groupby() para agrupar os dados por tipo de imóvel e depois usar o método sum() para obter a soma dos valores de condomínio e IPTU para cada tipo. Considerando nossa base de dados,dados um exemplo de código seria:

No código abaixo

total_por_tipo = dados.groupby('Tipo')[['Condominio', 'IPTU']].sum()
print(total_por_tipo)

Nesse exemplo, 'Condominio' e 'IPTU' são as colunas que contêm os valores que você quer somar. Você deve substituí-los pelos nomes corretos das colunas no seu dataframe.

Note que essas soluções assumem que você já carregou seus dados em um dataframe do Pandas chamado dados. Se você estiver usando um nome diferente para o seu dataframe, substitua dados pelo nome correto.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software