Olá, eu tenho umas dúvidas com relação as perguntas para formular para conhecer melhor o usuário.
1. É invasivo perguntar a idade do usuário em certas análises? Conheço algumas pessoas que, ao receberem alguns formulários de pesquisa, desistiram de respondê-los porque não queriam mencionar a idade verdadeira. Para resolver isso, seria interessante colocar uma opção de "prefiro não dizer"? Ou algo que podemos deixar o usuário mais confortável?
2. Como saber se é necessário solicitar o usuário responder algum número de documento em uma das questões para identifica-lo? (CPF, RG, etc.) Citando dois exemplos:
- O primeiro é para uma escola que quer mudar o cardápio da cantina nos almoços, sendo os dias da semana, com 5 opções distintas, abrindo cartão e urna de sugestões. E a escola solicita dados obrigatórios dos estudantes caso queiram sugerir, tais como: Nome completo, CPF, ano letivo e turma;
- O segundo é um abaixo-assinado, do condomínio X, para a demolição de um prédio abandonado nas proximidades. Os usuários respondem se estão a favor ou contra, e precisa responder com os seguintes dados: Nome completo, CPF e endereço.
Levando em consideração que certas pessoas possuem a mentalidade de "Não cedo meu CPF pra nada, exceto autoridades legais".
Desde já, agradeço por ler e respondê-las.