Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvidas: Formas de conhecer melhor o usuário

Olá, eu tenho umas dúvidas com relação as perguntas para formular para conhecer melhor o usuário.

1. É invasivo perguntar a idade do usuário em certas análises? Conheço algumas pessoas que, ao receberem alguns formulários de pesquisa, desistiram de respondê-los porque não queriam mencionar a idade verdadeira. Para resolver isso, seria interessante colocar uma opção de "prefiro não dizer"? Ou algo que podemos deixar o usuário mais confortável?

2. Como saber se é necessário solicitar o usuário responder algum número de documento em uma das questões para identifica-lo? (CPF, RG, etc.) Citando dois exemplos:

• O primeiro é para uma escola que quer mudar o cardápio da cantina nos almoços, sendo os dias da semana, com 5 opções distintas, abrindo cartão e urna de sugestões. E a escola solicita dados obrigatórios dos estudantes caso queiram sugerir, tais como: Nome completo, CPF, ano letivo e turma;
  • O segundo é um abaixo-assinado, do condomínio X, para a demolição de um prédio abandonado nas proximidades. Os usuários respondem se estão a favor ou contra, e precisa responder com os seguintes dados: Nome completo, CPF e endereço.

Levando em consideração que certas pessoas possuem a mentalidade de "Não cedo meu CPF pra nada, exceto autoridades legais".

Desde já, agradeço por ler e respondê-las.

1 resposta
solução!

Olá Jurandy, tudo bem com você?

Sobre a sua primeira dúvida, é importante lembrar que a idade pode ser uma informação relevante para algumas pesquisas, mas nem sempre é necessário perguntá-la. Se você acha que pode ser invasivo perguntar a idade da pessoa respondente, uma opção é oferecer a possibilidade de "prefiro não dizer" ou simplesmente não incluir essa pergunta, se a idade não for um dado relevante para a sua amostra. O importante é garantir que que quem for responder o questionário se sinta confortável.

Já sobre a sua segunda questão, temos sempre que avaliar se a coleta de informações pessoais é realmente necessária para o objetivo da pesquisa. No caso da escola, pode ser importante solicitar informações como nome completo, ano letivo e turma para garantir que a sugestão venha de um estudante da escola. Já no caso do abaixo-assinado, pode ser mais complicado solicitar informações como CPF e endereço, pois pode gerar desconfiança e desestimular as pessoas a participarem. Uma alternativa pode ser solicitar apenas o nome completo e o e-mail, por exemplo.

Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!