3
respostas

[Dúvida] Dúvidas de ferramentas

Entre looker studio ou tableau qual melhor ferramenta para analises de dados vi que tem esses curso aqui, quero acrecentar meus conhecimentos em analises de dados

3 respostas

Oi Igor, tudo bem?

Não dá para dizer que existe uma ferramenta melhor em todos os contextos, mas sim aquela que se encaixa melhor no seu objetivo. O Looker Studio é gratuito, fácil de começar e se integra muito bem com o ecossistema Google, por isso é bastante usado em relatórios de marketing e dashboards rápidos. Já o Tableau é mais robusto, com recursos avançados de análise, visualizações e governança de dados, sendo muito valorizado no mercado corporativo, principalmente em empresas que lidam com grandes volumes de informação.

Se a ideia for começar a praticar logo e sem custos, o Looker Studio é um bom caminho. Mas, se você busca se aprofundar em BI corporativo e análises mais complexas, o Tableau pode abrir mais oportunidades. Com o tempo, o ideal é ter contato com as duas ferramentas, já que os conceitos de visualização e análise que você aprende em uma acabam ajudando também na outra.

O quadrante mágico da Gartner, empresa global de pesquisa e consultoria, apresenta e posiciona as principais plataformas de BI e Analytics do mercado, e ambas estão presente:

Gráfico quadrante mágico da Gartner para plataformas de análise e business intelligence, datado de janeiro de 2023. O eixo vertical representa a “habilidade de execução” e o horizontal a “abrangência da visão”. No quadrante de “Líderes” estão Microsoft, bem destacado no canto superior direito, e Salesforce (Tableau). Qlik aparece na borda entre líderes e visionários. No quadrante de “Desafiadores” estão Google, MicroStrategy, Amazon Web Services, Domo e Alibaba Cloud. Entre os “Visionários” aparecem ThoughtSpot, Oracle, SAP, TIBCO Software, Pyramid Analytics, Sisense, IBM, SAS e Tellius. Já no quadrante de “Jogadores de Nicho” estão Zoho, GoodData e Incorta.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Abraços e bons estudos!

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

mesmo sem ter conhecimento em programação posso iniciar no tableau minha outra duvida é tenho que começar com uma outra ferramenta ou posso ir direto com o tableau

Oi, Igor!

Sobre sua última dúvida, você pode começar direto com o Tableau, mesmo sem ter conhecimento em programação. A ferramenta é bem visual e intuitiva, permitindo arrastar e soltar elementos para criar gráficos, dashboards e análises de dados sem precisar escrever código.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!