3
respostas

[Dúvida] Dúvidas de ferramentas

Entre looker studio ou tableau qual melhor ferramenta para analises de dados vi que tem esses curso aqui, quero acrecentar meus conhecimentos em analises de dados

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Oi Igor, tudo bem?

Não dá para dizer que existe uma ferramenta melhor em todos os contextos, mas sim aquela que se encaixa melhor no seu objetivo. O Looker Studio é gratuito, fácil de começar e se integra muito bem com o ecossistema Google, por isso é bastante usado em relatórios de marketing e dashboards rápidos. Já o Tableau é mais robusto, com recursos avançados de análise, visualizações e governança de dados, sendo muito valorizado no mercado corporativo, principalmente em empresas que lidam com grandes volumes de informação.

Se a ideia for começar a praticar logo e sem custos, o Looker Studio é um bom caminho. Mas, se você busca se aprofundar em BI corporativo e análises mais complexas, o Tableau pode abrir mais oportunidades. Com o tempo, o ideal é ter contato com as duas ferramentas, já que os conceitos de visualização e análise que você aprende em uma acabam ajudando também na outra.

O quadrante mágico da Gartner, empresa global de pesquisa e consultoria, apresenta e posiciona as principais plataformas de BI e Analytics do mercado, e ambas estão presente:

Gráfico quadrante mágico da Gartner para plataformas de análise e business intelligence, datado de janeiro de 2023. O eixo vertical representa a “habilidade de execução” e o horizontal a “abrangência da visão”. No quadrante de “Líderes” estão Microsoft, bem destacado no canto superior direito, e Salesforce (Tableau). Qlik aparece na borda entre líderes e visionários. No quadrante de “Desafiadores” estão Google, MicroStrategy, Amazon Web Services, Domo e Alibaba Cloud. Entre os “Visionários” aparecem ThoughtSpot, Oracle, SAP, TIBCO Software, Pyramid Analytics, Sisense, IBM, SAS e Tellius. Já no quadrante de “Jogadores de Nicho” estão Zoho, GoodData e Incorta.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Abraços e bons estudos!

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

mesmo sem ter conhecimento em programação posso iniciar no tableau minha outra duvida é tenho que começar com uma outra ferramenta ou posso ir direto com o tableau

Oi, Igor!

Sobre sua última dúvida, você pode começar direto com o Tableau, mesmo sem ter conhecimento em programação. A ferramenta é bem visual e intuitiva, permitindo arrastar e soltar elementos para criar gráficos, dashboards e análises de dados sem precisar escrever código.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!