1
resposta

[Dúvida] Duvidas de como ingressar na área

Bom dia!

Recentemente, comecei a ingressar no mundo da engenharia de software (aproximadamente 5 meses atrás) e estou procurando orientações sobre onde encontrar projetos e quais são as áreas iniciais de atuação na engenharia de software para me desenvolver profissionalmente.

Poderia me dar algumas dicas?

1 resposta

Oii Luiz, tdo bem?

Que ótimo saber que você está começando na área de engenharia de software! É um campo vasto e cheio de oportunidades.

  1. Projetos Open Source: Participar de projetos de código aberto é uma excelente maneira de ganhar experiência prática. Plataformas como GitHub e GitLab têm uma infinidade de projetos onde você pode contribuir. Isso não só melhora suas habilidades técnicas, mas também te ajuda a entender como trabalhar em equipe e colaborar com outros desenvolvedores.

  2. Freelancing: Sites como Upwork, Freelancer e Fiverr oferecem oportunidades para trabalhar em projetos variados. Mesmo que sejam pequenos, esses projetos podem te dar uma boa noção de como lidar com clientes e prazos.

  3. Estágios e Programas de Trainee: Muitas empresas oferecem programas de estágio ou trainee para iniciantes. Essas oportunidades são valiosas para aprender com profissionais experientes e entender melhor o ambiente corporativo.

  4. Áreas de Atuação:

    • Desenvolvimento Web: Front-end, back-end ou full-stack. Ferramentas e tecnologias comuns incluem HTML, CSS, JavaScript, frameworks como React, Angular, Vue.js, e linguagens de back-end como Node.js, Python (Django, Flask), Ruby on Rails, etc.
    • Desenvolvimento Mobile: Desenvolver aplicativos para Android (Java/Kotlin) ou iOS (Swift).
    • DevOps: Foco em automação, integração contínua, entrega contínua e infraestrutura como código. Ferramentas comuns incluem Docker, Kubernetes, Jenkins, etc.
    • Data Science e Machine Learning: Trabalhar com análise de dados, algoritmos de aprendizado de máquina, etc. Ferramentas comuns incluem Python, R, TensorFlow, PyTorch, etc.
  5. Cursos e Certificações: Continuar estudando e fazendo cursos online pra te ajudar a se especializar em áreas específicas.

Um abraço e bons estudos.