1
resposta

[Dúvida] DÚVIDAS - DAX

Pessoal, bom dia!

Eu tentei criar uma função DAX para calcular duas colunas utilizando a seguinte sintaxe: Produtos[Preco] * RELATED(Vendas[Quantidade])

No entanto, não obtive o resultado esperado. Achei que a fórmula estava correta, mas algo parece estar errado. Você poderia me orientar sobre como ajustar isso?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

As tabelas que eu usei como base:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Roger! Tudo bem?

A função RELATED é usada para trazer valores de uma tabela relacionada para a tabela atual, mas ela deve ser usada em um contexto onde a relação entre as tabelas está clara e definida.

No seu caso, você está tentando calcular Produtos[Preco] * RELATED(Vendas[Quantidade]) dentro da tabela Produtos. No entanto, a função RELATED não pode ser usada para trazer valores de uma tabela de vendas para uma tabela de produtos dessa forma, pois a relação deve ser de um para muitos, e não o contrário.

Para resolver isso, você deve realizar o cálculo na tabela Vendas, onde você pode acessar tanto o preço quanto a quantidade. Aqui está como você pode fazer isso:

1. Na tabela Vendas, crie uma nova coluna para calcular o valor total:

Valor Total = Vendas[Quantidade] * RELATED(Produtos[Preco])

Certifique-se de que a relação entre as tabelas Produtos e Vendas está corretamente configurada, com Produtos sendo a tabela de um lado e Vendas do lado muitos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.