1
resposta

[Dúvida] Dúvidas da atividade 08 - Gravação

Olá, boa tarde!

Após gravação do vídeo, e também como observado em outras situações, pude notar que meu maior desafio na comunicação é a autoconfiança para passar credibilidade ao falar. Me comunico muito bem de forma escrita e também sou bem comunicativa, no geral. Mas quando preciso transmitir uma mensagem mais assertiva oralmente, ou falar sobre determinado assunto (que domino) de forma mais séria, acabo travando e me atrapalhando com a mensagem, não demonstrando confiança. Como posso melhorar isso?

1 resposta

Olá, Carolina. Tudo bem?

Entendo perfeitamente sua situação e é muito comum enfrentar esse tipo de desafio. A autoconfiança ao falar é algo que pode ser desenvolvido com prática e algumas técnicas específicas. Vou compartilhar algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua comunicação assertiva oralmente:

1. Pratique a Respiração: Antes de começar a falar, respire profundamente algumas vezes. Isso ajuda a acalmar os nervos e a controlar a ansiedade.

2. Treine em Frente ao Espelho: Falar em frente ao espelho permite que você observe suas expressões faciais e linguagem corporal. Isso pode te ajudar a ajustar sua postura e gestos para transmitir mais confiança.

3. Grave e Assista: Continue gravando vídeos de si mesma falando sobre diferentes tópicos. Assista aos vídeos e anote pontos que você pode melhorar, como entonação, ritmo e clareza.

4. Feedback de Amigos: Peça para amigos ou familiares assistirem suas gravações e darem feedbacks construtivos. Muitas vezes, eles podem perceber algo que você não notou.

5. Pratique a Paciência: Lembra que a autoconfiança não se desenvolve do dia para a noite. Seja paciente consigo mesma e celebre cada pequeno progresso.

Essas técnicas podem te ajudar a se sentir mais confiante e transmitir credibilidade ao falar. Continue praticando e, aos poucos, você verá melhorias significativas.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.